Atritos

Veja 4 problemas com colegas de trabalho e saiba como resolvê-los

Lembre-se de que quanto menos atrito você tiver com os seus colegas e superiores, mais prazeroso será o seu dia de trabalho

SÃO PAULO – A convivência no ambiente de trabalho nem sempre é tão simples e confortável como deveria. Existe uma série de problemas que pode causar um clima tenso no escritório, mas se você souber como se comportar, todos eles podem ser resolvidos. Lembre-se de que quanto menos atrito você tiver com os seus colegas e superiores, mais prazeroso será o seu dia de trabalho.

Confira a seguir os problemas que podem existir num escritório e como resolvê-los de maneira diplomática:

1 – Fofocas. É difícil encontrar uma empresa onde ninguém fale sobre a vida alheia. Isso é comum, mas você deve resistir aos impulsos de se juntar aos que costumam participar dessa prática. Esse tipo de comportamento apenas encoraja seus colegas de trabalho a perderem tempo. Fofocar não é uma atitude positiva para construção da confiança com os colegas de trabalho. E tenha certeza: se uma pessoa fala mal de outra para você, certamente falará mal de você para outras pessoas.

PUBLICIDADE

2 – Redes sociais. Em geral elas não deveriam ser um problema, mas se você prefere manter os colegas de trabalho e superiores afastados do seu perfil na rede social, isso pode se tornar um assunto delicado. Não é nenhum erro querer separar vida pessoal e profissional, uma vez que o acesso aos seus perfis pode gerar desconforto pra você. Portanto, se a sua decisão for não adicionar colegas de trabalho nas redes sociais, não abra exceções. E, na primeira oportunidade, comente isso com os seus colegas. Isso vai evitar desconforto.

3 – Roupas. Em geral, os ambientes de trabalho possuem um código de vestimenta bastante definido. Contudo, a fiscalização desse código não costuma ser tão rigorosa quanto deveria. Se você é do tipo que procura se manter dentro dos padrões, a violação desse código pode ser bastante irritante e até injusta. Caso essa situação esteja incomodando demais, uma boa alternativa é conversar com o departamento de Recursos Humanos e pedir que as regras sejam reforçadas com os seus colegas.

4 – Crédito pelas ideias. Se seus superiores ou colegas de trabalho estão sempre levando crédito pelas ideias que você sugere, talvez seja hora de propor uma conversa mais séria. Diga a eles como você se sente desconfortável com a situação e sugira uma solução, como uma sessão de brainstorm. Se nem isso resolver o problema, talvez buscar outra companhia seja a melhor alternativa. Lembre-se de que profissionais sérios não querem o crédito pelo trabalho alheio. Se a ideia veio de você eles simplesmente reconhecerão isso.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.