Veja 4 estratégias para lidar com mais de um chefe

Se você está vivendo esse tipo de situação, aprender a lidar com diversos chefes vai eliminar a pressão do seu cargo, ajudando você a trabalhar com mais tranquilidade

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em certas companhias é comum que um mesmo profissional atenda a demandas de diversos gestores. Esse tipo de prática pode ser útil para os gerentes, mas, ao mesmo tempo, muito estressante para o trabalhador responsável por todas aquelas tarefas. Se você está vivendo esse tipo de situação, aprender a lidar com diversos chefes vai eliminar a pressão do seu cargo, ajudando você a trabalhar com mais tranquilidade. Confira 4 estratégias que vão ajudá-lo com isso:

1. Seja claro sobre seu verdadeiro chefe

É muito importante que você saiba qual dos gestores é o seu verdadeiro superior imediato. Essa é a pessoa a quem você apresenta queixas, é quem avalia seu desempenho e quem toma as decisões sobre as suas tarefas e remunerações. Certifique-se de reunir-se com essa pessoa regularmente para discutir possíveis problemas no processo de trabalho e mantenha em mente que ela é quem pode oferecer feedback pelo seu trabalho.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Seja honesto sobre sua carga de trabalho

Seus chefes não saberão o que está sob sua responsabilidade a menos que você diga a eles. Por isso, é essencial que você seja honesto quanto ao seu trabalho. Partilhe sua agenda com todos os gestores a quem você atende, de modo que eles saibam a sua programação. Crie um documento em comum no qual cada um deles pode atualizar os projetos com os quais você está envolvido, fazendo com que os demais sejam automaticamente informados sobre suas novas atribuições, etc. E lembre-se de, semanalmente, realizar uma breve reunião com todos apenas para listar o que está concluído e o que está pendente.

3. Defina limites claros para o seu tempo

Continua depois da publicidade

Interrupções constantes são uma das principais fontes de perda de tempo. É difícil para um profissional se concentrar em seus projetos se os superiores continuam se aproximando para fazer perguntas e pedidos adicionais. Converse com eles sobre o tempo que você dedica para cada projeto e incentive-os a utilizar outros métodos de comunicação para perguntas e pedidos extra.

4. Defina padrões claros de comunicação

Agende uma reunião para definir com seus superiores a melhor maneira de manter a comunicação ativa. Você prefere receber pedidos e avisos por e-mails, memorandos, agendas do Outlook ou Gmail, pessoalmente ou de alguma outra maneira? Quanto tempo você gostaria de esperar até receber uma resposta sobre seus questionamentos? Quantas reuniões serão agendadas durante o mês? Tudo isso vai facilitar o processo e deixar você menos tenso quanto às tarefas de cada um dos gestores.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.