dicas

Veja 3 dicas para combater o desânimo

O desânimo pode ser causado por três motivos. Confira quais são e como enfrentá-los com sucesso

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Sentir-se desmotivado para as atividades da rotina não é algo de outro mundo. Dependendo da fase de sua vida e dos problemas que enfrenta isso pode realmente acontecer. Entretanto, as dificuldades não são justificativas para permanecer com tais sentimentos, o importante é se concentrar em superá-los. Seja quais forem as áreas de sua vida em que você se sente assim, emprego, estudo ou relacionamentos, o desânimo pode ser causado por três motivos. Confira quais são e como enfrentá-los com sucesso:

1. Fadiga: a fadiga pode causar a falta de disposição física (corpo exausto), perda de capacidade mental e um perfil emocional de indiferença. Algumas vezes essa situação pode chegar ao nível da depressão. Um corpo, mente e coração cansados não conseguem encontrar motivação ou ânimo para nada, a não ser o descanso. Se você se sente assim, procure cuidar mais de si mesmo. Mas se depois de algumas semanas de descanso esse sentimento persistir, procure um médio, pois a fadiga também pode ser causada por desequilíbrios químicos.

2. Proibição: muitas vezes as pessoas se sentem desanimadas por medo de julgamentos sociais. Você pode deixar de fazer aquilo que realmente ama por conta de uma criação tradicional ou por temer a reação de amigos e familiares. Os seres humanos são capazes de muito, quase tudo, para evitar a vergonha. Não busque a aprovação das pessoas erradas, mas sim o apoio daqueles que desejam ver você verdadeiramente feliz e satisfeito. Pense nas coisas que gostaria de fazer e, se elas não violarem seus próprios valores e códigos morais, comece a fazê-las, sem oferecer satisfação para aqueles que só esperam uma desculpa para poder criticá-lo.

Aprenda a investir na bolsa

3. Medo: para sair do estado de desânimo, é necessário correr certos riscos, com ou sem medo. A única maneira de ter coragem é agir bravamente até que se sinta corajoso. Se você está com medo, não deixe de seguir seus sonhos. Seja amigo do temor que diz que você está fazendo algo real e importante e que está saindo de sua zona de conforto, pois você realmente estará conquistando algo verdadeiro.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.