2013

Veja 10 coisas que você deve fazer para se preparar para 2013

Embora o final do ano esteja a apenas alguns dias de distância, veja 10 dicas simples que poderão ajudá-lo a se preparar para o trabalho em 2013

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O ano novo é considerado, em geral, uma oportunidade para recomeçar. Seja na vida pessoal, no trabalho ou em ambos. Entretanto, para que você seja capaz de fazer isso é fundamental que todas as suas pendências sejam resolvidas ainda em 2012. Embora o final do ano esteja a apenas alguns dias de distância, essas dicas simples poderão ajudá-lo a se preparar para o trabalho em 2013. Confira.

1. Conclua os projetos pendentes
O tempo entre o natal e o ano novo deve ser voltado para o descanso, para que você recarregue as suas energias. Portanto, não será bom gastá-lo se preocupando com projetos que você deixou por finalizar. Faça um esforço e conclua todos os projetos pendentes antes do fim de 2013, para que o seu ano novo seja um recomeço, com novos projetos e objetivos.

2. Defina respostas automáticas para o e-mail
Talvez isso pareça óbvio, mas muitas vezes as pessoas deixam passar. É importante que você deixe uma resposta automática programada no seu e-mail para que os seus contatos saibam que você estará fora e, portanto, não aguardem por respostas suas.

Aprenda a investir na bolsa

3. Coordene viagens e contatos
Se você vai estar em viagem durante as festas, deixe que os seus contatos de trabalho saibam disso. Embora pareça desnecessário, informá-los de que você estará fora pode evitar desencontros entre vocês e facilitará o trabalho na volta.

4. Atualize seus perfis profissionais
Certifique-se de que o seu perfil no LinkedIn, seu currículo online ou qualquer outro recurso como portfólio, etc, estará atualizado. Isso vai facilitar a sua vida caso uma das suas resoluções de ano novo seja trocar de emprego.

5. Liste as suas conquistas
Reflita sobre o seu último ano de trabalho e faça uma lista de tudo que você conquistou. Quantifique tudo que puder e seja detalhista. Inclua o que você fez, por que fez aquilo, quem foi afetado e como isso beneficiou a você e à empresa. Essas informações podem ser usadas no futuro, tanto para uma revisão de desempenho como para requisitar uma promoção ou aumento.

6. Defina novos objetivos
Muito parecida com a famosa lista de resoluções de ano novo, faça uma lista com todos os objetivos que você pretende alcançar no próximo ano. Seja uma promoção, um emprego novo, um aumento salarial. Se tudo isso estiver oficializado em uma lista, se tornará mais real para você.

7. Reforce seu network
As festas são a desculpa perfeita para que você entre em contato com todas as pessoas do seu network. Envie cartões desejando um feliz natal ou ano novo, apenas para que eles se lembrem da sua presença. Entretanto, preocupe-se em não ser exagerado, com cartões musicais e apresentações pesadas.

8. Agradeça
Reconheça a importância dos seus colegas de trabalho para o seu desenvolvimento profissional e agradeça a todos eles pelo apoio que recebeu ao longo do ano. Deixe que eles saibam que foi importante para você contar com o apoio e esforço deles. Isso fortalece as relações entre vocês.

PUBLICIDADE

9. Se organize
Limpe a sua mesa e seus e-mails. Não deixe nada desnecessário na caixa de entrada. Dessa maneira você não precisará se preocupar com uma renovação quando voltar do seu descanso. Lembre-se de que um ambiente de trabalho limpo e organizado pode reduzir o estresse e facilitar o seu processo de trabalho.

10. Desconecte-se
Tire um tempo para aproveitar as festas – ou as suas férias – e as pessoas que você ama. Evite checar e-mails do trabalho ou mensagens na sua caixa postal. Pense da seguinte maneira: você trabalhou duro o ano inteiro e merece esse descanso. Precisa estar com as energias renovadas para se desenvolver profissionalmente em 2013.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.