Vaidade e egoísmo: como lidar com o chefe narcisista?

Paixão excessiva que a pessoa sente por ela mesma, o narcisismo pode afetar qualquer um, inclusive na vida profissional; veja dicas para lidar com isso

SÃO PAULO – Definido como a paixão excessiva que a pessoa sente por ela mesma, o narcisismo pode afetar qualquer um, inclusive no ambiente de trabalho. Visto de maneira pejorativa, relacionado à vaidade ou ao egoísmo, quando atinge os líderes de equipe, pode se transformar em problema.

Segundo a psicóloga Priscila Oliveira, o chefe narcisista age de maneira superior, sua agenda é a única que conta, precisa ser admirado, não consegue ser empático, quer ser o centro das atenções, adora a própria imagem, inveja a todos e acredita ser invejado pelos demais e ainda reage mal a críticas.

Se ainda não conseguiu identificar se seu chefe se encaixa nesta personalidade, veja outras características: ele é manipulador, fantasia com o poder, considera-se melhor do que os outros profissionalmente, inclusive que seus superiores, não assumem erros e são hard workers.

Como lidar?

PUBLICIDADE

As características acima já mostram o quanto o narcisismo pode atrapalhar a convivência com o seu chefe. Os fatos de ele seguir a própria agenda e de só atentar aos próprios objetivos, referências ao egoísmo, mostram que o profissional precisa de “jogo de cintura” para se dar bem na empresa em que atua.

Afinal, manter uma relação ruim com o superior pode prejudicá-lo. Abaixo estão algumas dicas de Priscila para quem quer superar esse desafio:

  • Aceite: não tente mudar seu chefe, apenas adapte seu dia-a-dia ao lado dele.
  • Avalie-se: é importante saber qual o seu perfil e, se for narcisista também, a combinação pode ser perigosa. Neste caso, lembre-se ao final do dia que o chefe é ele!
  • Não o corrija: ainda mais se for em público. “Em seu espaço, sem sentir-se exposto, ele poderá refletir sobre a situação, reconsiderar os fatos e reavaliar sua atitude”, disse Ivan Witt, sócio da Steer Recursos Humanos.
  • Não subestime: narcisismo não é sinônimo de incompetência. Ao contrário, muitos alcançam o sucesso pelo fato de quererem sempre mais.
  • Antecipe-se: sempre diga antes o que irá apresentar na reunião. “Assim, ele pode se preparar para discutir o assunto com a propriedade que lhe cabe, sem surpresas para deixá-lo inseguro” disse Witt.
  • Não será a primeira vez: muitos colegas e chefes assim estão presentes no mercado de trabalho. O narcisista não tem noção, em alguns casos, de como pode incomodar. Por isso, resta você encontrar maneiras de lidar com ele. Boa sorte!

Origem

A palavra narcisismo é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento.