Vai ser demitido? Saiba que você pode tentar reverter essa situação

Sinais da demissão podem ser percebidos por meio de uma reflexão sobre os últimos três meses ou por feedback

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Antes de uma demissão ser anunciada, é comum que o profissional receba alguns sinais que indicam essa decisão por parte da empresa. A gerente de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Patricia Fadini, explica que esses alertas são dados por meio de questionamentos relacionados à atividade, à técnica e ao comportamento.

“Nenhuma decisão de demissão é feita na hora, exceto em casos de justa causa. Existe um processo de amadurecimento feito pela gerencia ou pelo líder para chegar a esta conclusão. E, durante esse processo, são enviados sinais ao profissional para que ele melhore”, afirma.

Como perceber os sinais
A especialista declara que esses sinais podem ser percebidos por meio de uma reflexão sobre os últimos três meses ou ainda por meio do feedback. Essas conversas podem ser entre líderes e liderados ou até mesmo com algum colega de trabalho.

Aprenda a investir na bolsa

“É importante que o profissional saiba ponderar o que for falado. Nem tudo é correto, mas a pessoa sempre sabe o que tem de mudar”, orienta Patricia. Outra dica é conversar com um profissional especializado no assunto: o coaching.

Não justifique atitudes
Segundo a consultora, geralmente, as pessoas não aceitam esses questionamentos, por isso justificam suas atitudes. “Os profissionais ficam se desculpando, achando justificativas”, diz.

Neste caso, é indicado que o profissional procure entender os motivos pelos quais está sendo alertado e assuma outra postura diante da situação. É necessário reavaliar a metodologia do trabalho, o comportamento, o relacionamento interpessoal dentro da empresa, o cumprimento de prazos, entre outros.

“Se a mudança de postura for positiva e refletir diretamente no resultado do trabalho do profissional, é possível reverter esse quadro de demissão”, finaliza Patricia.