Vai ser “chefe” pela primeira vez? Pense bem, antes de aceitar a vaga!

A tão sonhada oportunidade chegou! Para ter sucesso nesta nova fase, é preciso estar preparado e encarar os desafios

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Enfim, chegou a sua chance de ouro: foi chamado para um novo emprego, para ocupar um cargo de chefia. A oportunidade parece o máximo: bom salário, benefícios vantajosos e até mesmo a promessa de uma certa “mordomia”. Mas será que tudo é mesmo tão simples assim quanto parece?

A resposta é: não! A idéia não é estragar o sonho de ninguém, mas simplesmente prepará-lo para cumprir seu papel da melhor forma. Esta pode sim ser a oportunidade da sua vida… desde que esteja mesmo pronto para encará-la como deve!

Conheça melhor o cargo

Antes de se empolgar demais com o novo emprego, analise friamente qual o cargo a ser desempenhado: o que, afinal, você vai fazer nesta nova função?

Aprenda a investir na bolsa

Sua atenção deve ser desdobrada, caso se trate de um cargo novo. Nomes muito generalistas ou inventivos demais para a função devem ser observados com certa cautela.

Além de escolher, por parte da empresa, o melhor candidato para a vaga, a entrevista de emprego possibilita ao funcionário que obtenha o maior número possível de informações para que não seja contratado “no escuro”.

A dica vale, principalmente, se você já estiver empregado: evite o deslumbramento por aquilo que lhe oferecem: pense bem a respeito e pese todos os pontos positivos e negativos antes da palavra final.

Você sabe ser chefe?

Outro ponto importante: você está preparado para ser chefe? A posição hierárquica, digamos, “privilegiada”, requer bastante jogo de cintura. Além do conhecimento necessário, você deve saber se posicionar e ter perfil de liderança. Caso contrário, a situação se complicará com o passar do tempo.

Caso o trabalho se refira a algo novo, tenha consciência do desafio, preparando-se para ele: serão necessárias horas de estudo, muita pesquisa e humildade suficiente para encarar as dificuldades e dúvidas.

Qual a importância do seu cargo?

Conhecendo melhor sua função, você poderá responder esta pergunta com mais facilidade. É preciso ter em mente para quem você irá trabalhar, por que desenvolverá determinada função e em que posição da hierarquia você estará.

PUBLICIDADE

Apure informações sobre a sua equipe e esteja preparado para tudo no início: é muito normal que seu grupo construa uma “opinião” sobre você, antes mesmo da sua chegada. Mostre-se paciente e disposto a encarar os desafios com os seus subordinados.

Sobrevivendo à pressão

O fato de chegar em um novo emprego “por cima” eleva naturalmente as expectativas da empresa, e dos funcionários que nela trabalham, sobre você.

Lembre-se: é bastante diferente subir degrau por degrau em uma empresa, do que já chegar “no alto” em uma nova companhia. A cobrança será maior, já que por algum tempo você deverá ser o “alvo” de observação de muitos funcionários, além, claro, dos executivos.

Pronto para tudo

A mudança de emprego exige uma boa capacidade de adaptação. Para isso, você deve estar preparado para o futuro: tudo pode sair como você deseja, ou não.

A situação ficará mais fácil se você estiver realmente pronto para o desafio. Lembre-se: na carreira, em determinados momentos, é preciso arriscar em busca do melhor. Boa sorte!