RADAR INFOMONEY Como discursos de Bolsonaro e Trump na Assembleia Geral da ONU impactaram as bolsas? Assista ao programa desta terça

Como discursos de Bolsonaro e Trump na Assembleia Geral da ONU impactaram as bolsas? Assista ao programa desta terça

Vai prestar vestibular? Confira o calendário das principais provas de SP

Aluno tem de estudar todas as matérias, em especial aquelas que ele tem mais dificuldade em aprender

SÃO PAULO – No Brasil, é comum que os estudantes prestem para vestibulares de diferentes universidades. Para evitar que as datas das provas coincidam entre si e com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), as principais instituições de São Paulo divulgaram nesta semana os calendários de exames de 2012.

Os responsáveis pelos vestibulares da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), PUC-SP e PUC-Campinas (Pontifícia Univeridade Católica de São Paulo e de Campinas) se reuniram no dia 14 de abril e estabeleceram a programação dos vestibulares. Confira abaixo:

Calendário de vestibulares
Universidade  Inscrição do VestibularData do ExameDivulgação do ResultadoMatrícula 
Fuvest26 de agosto a 9 de setembro

27 de novembro – 1ª fase

PUBLICIDADE

08 e 10 de janeiro – 2ª fase

4 de fevereiro de 20128 e 9 de fevereiro de 2012

Unesp

ainda não foi divulgado

6 de novembro – 1ª fase

18 e 19 de dezembro – 2ª fase

27 de janeiro 20128 e 9 de fevereiro de 2012
Unicamp22 de agosto a 23 de setembro

13 de novembro – 1ª fase

15, 16 e 17 de janeiro – 2ª fase

6 de fevereiro de 20129 de fevereiro de 2012
Unifespainda não foi divulgado15 e 16 de dezembro30 de janeiro de 2012 9 de fevereiro de 2012
ITA 1º de agosto a 15 de setembro13 de dezembro e 16 de dezembro30 de dezembro de 2011ainda não foi divulgado
PUC-SPainda não foi divulgado20 de novembro15 de dezembro de 201119 e 20 de dezembro de 2011
PUC-Campinasainda não foi divulgado26 de novembro9 de dezembro de 201113 a 15 de dezembro de 2011

Como estudar
Com as datas das provas em mãos, os alunos devem realizar o seu programa de estudo. O coordenador de Vestibulares do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, afirma que este cronograma tem de terminar em 5 de novembro. “Um dia antes do primeiro vestibular, que é a prova da Unicamp”, afirma.

Segundo o especialista, o aluno tem de estudar todas as matérias, em especial aquelas que ele tem mais dificuldade em aprender. Entretanto, não é necessário dormir sobre os livros. “É fundamental que ele tenha organização. Passar a noite estudando é prejudicial, porque ele não rende e fica mais cansado”, alerta Nascimento.

Nas horas de estudo, ele também deve escrever redações para treinar. O professor aconselha que o vestibulando faça uma redação por semana e dê para algum professor corrigir. Caso esteja estudando por conta própria, a dica é que ele guarde a redação e corrija na outra semana.

Para escrever melhor, é aconselhável a leitura de jornais e revistas, que também mantêm o vestibulando atualizado dos acontecimentos. Além disso, o estudante tem de ler os livros obrigatórios divulgados pelas universidades. “Quem não começou a ler os livros já está atrasado. Os livros devem ser lidos nas horas de descanso, como aos sábados ou até mesmo dentro do transporte público”, finaliza o especialista.