Pecados

Vai prestar concurso? Não cometa estes 7 erros e aplique estas dicas

Cometer estes erros ou não seguir essas dicas pode levar à reprovação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Concursos públicos são normalmente muito concorridos no Brasil. A promessa de estabilidade, salários altos e jornada justa faz brilhar os olhos de quem está na procura por empregos.

Neste ano, espera-se mais vagas abertas por concursos do que em 2016. Alguns dos órgãos que devem contratar são a Receita Federal, o ISS/SP e a Polícia Civil. Isso não significa, porém, que vai ser fácil passar nas provas.

De acordo com Vincenzo Papariello Júnior, coach e sócio-fundador da VP Concursos, especializada em consultoria para concurseiros, o período anterior ao concurso traz “tentações” que podem atrapalhar a rotina de estudos e prejudicar os candidatos.

PUBLICIDADE

Ele lista sete pecados e sete virtudes para garantir o melhor desempenho possível durante as provas:

Pecados

Orgulho – Recusar ajuda pode prejudicar o desempenho até mesmo do candidato mais preparado.

Avareza – Não economize em livros e materiais de estudo: considere como um investimento.

Inveja – O que funciona com um candidato nem sempre vai dar o mesmo resultado para outro.  

Ira – Ficar com raiva durante os estudos ou mesmo durante o exame – ou depois – não leva a lugar algum. A grande maioria das pessoas não passa em seu primeiro exame.

PUBLICIDADE

Luxúria – Evite que fatores externos atrapelhem a rotina de estudos, como baladas e outros programas às vésperas da prova.

Gula – O candidato não precisa absorver conhecimento teórico. Basta estudar o que realmente vai cair na prova.

Preguiça – Passar em um concurso público é difícil. A acomodação pode levar à reprovação.

Virtudes 

Humildade – Tenha disposição para ouvir conselhos, às vezes é importante deixar de lado as convicções. 

Generosidade – O candidato que compartilha seu plano de estudos com outras pessoas consegue trocar experiências e conhecer novos métodos.

Bondade – É importante desenvolver empatia com professores que ajudam na preparação. Dessa forma, o candidato consegue absorver novos conteúdos.

Paciência – Concurso público é que nem maratona: demorada e difícil. Manter a calma é fundamental para ter sucesso na prova.

Castidade – Castidade, no caso, envolve a simplicidade. Adote métodos fáceis, mas eficazes, para controlar sua estratégia de estudos.

Temperança – Tenha autocontrole e nunca vá além da sua capacidade. Estude de acordo com sua rotina e seu aprendizado.

Disciplina – Defina metas, cronograma e horário de estudos para manter o foco e aumentar a chance de atingir seu objetivo.