Oportunidades

Vagas para executivos da área financeira cresceram 11% em junho

Segundo levantamento, o setor Industrial é o que mais emprega, mantendo o índice de 49% do total de vagas captadas em junho

Business Executives Listening to Their CEO at a Conference Room Meeting

SÃO PAULO – Um estudo realizado pela Right Management indica que houve um crescimento de 11% nas vagas para executivos da área financeira entre os meses de maio a junho deste ano. Em comparação com o mesmo período de 2011, o aumento foi de mais de 8%.

O setor Industrial é o que mais emprega, mantendo o índice de 49% do total de vagas captadas em junho. Os segmentos de maior destaque do setor foram da Construção Civil, com 18%, Automotivo/Autopeças, 10%, e Bens de Consumo, com 7%.

Já no setor de Serviços, segundo maior em ofertas de emprego com 26% do total, houve uma mudança entre os segmentos que se destacaram, na comparação com o mês anterior, como a área de TI (Tecnologia da Informação) que liderou o mês de maio com 33% das vagas, mas em junho apresentou uma forte queda, passando para 12%. Já Telecomunicações, cresceu 12% de um mês para o outro, registrando 19% das oportunidades do total.

PUBLICIDADE

O Rio de Janeiro registrou aumento de 56% na captação de vagas entre julho do ano passado a 2012. A consultora de Transição de Carreira, Telma Guido, aponta os grandes eventos realizados ou progamados no estado como o principal motivo do crescimento. Apesar de alguns setores e segmentos se destacarem como maior contratador, pode-se dizer que todo o mercado está contratante, o que gera falta de mão de obra especializada.

“Os eventos da Copa e do Rio 2016 e as obras que os acompanham abriram mais oportunidades no mercado de trabalho para os níveis técnicos, além do acréscimo em relação à procura de profissionais com mais qualificação técnica, como, por exemplo, no segmento petroquímico”, explica Guido.

Maiores oportunidades
Os cargos de Média e Alta Gerência continuam sendo os que mais oferecem emprego aos executivos, com cerca de 60% das vagas, com índices de 44% e 19% em junho, respectivamente, seguidos por vagas de Coordenação, com 14%, e Especialistas, 10,5%.

Para a diretora de Transição de Carreira da Right Management, Matilde Berna, o mercado continua positivo, apesar da desaceleração dos últimos meses. “O setor industrial continua liderando este resultado em função do cenário positivo no consumo, até este momento. Percebe-se que as empresas continuam buscando profissionais para acelerar seus projetos de investimentos”, conclui.