Vagas para executivos crescem 37% em 2010, revela pesquisa

De acordo com especialista, este crescimento é devido a forte movimentação de alguns segmentos, como construção civil

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O mercado de trabalho para os executivos ficou aquecido no ano passado. Um estudo realizado pela Right Management revela que as ofertas de vagas cresceram 37% em 2010, na comparação com 2009.

A diretora de Transição de Carreira da Right Management, Matilde Berna, explica que este crescimento se deve à forte movimentação de alguns segmentos, como construção civil e bens de consumo. “Estes segmentos devem manter o mesmo ritmo no primeiro semestre deste ano”, diz.

Além disso, com a economia estabilizada, as empresas procuraram investir mais em novos projetos, expansões e aquisições, que também geraram mais oportunidades. “Para fechar este ciclo positivo, tivemos a contribuição de empresas estrangeiras que iniciaram ou ampliaram suas operações no Brasil”, acrescenta.

Aprenda a investir na bolsa

Setores
Na análise entre os setores que mais contrataram executivos em 2010, a indústria respondeu por 44% das oportunidades. Os segmentos que mais ofertaram vagas foram o automotivo/autopeças (15%), construção civil (12,9%), bens de consumo (10,2%) e farmacêutico (9,8%).

Já o setor de serviços respondeu por 26% das oportunidades, com destaque para os segmentos de tecnologia da informação (23,8%), serviços especializados (22,4%) e telecomunicações (10,9%). Os setores financeiro e comercial aparecem no estudo com 5% e 4%, cada um.