Vagas para executivos crescem 34% em janeiro, revela pesquisa

Entre os profissionais mais procurados estão os engenheiros (21,38%) e os administradores (15,9%)

SÃO PAULO – O mercado de trabalho para executivos iniciou o ano aquecido. Um levantamento divulgado pela Ricardo Xavier Recursos Humanos, nesta terça-feira (7), revelou que, em janeiro, houve um aumento de 34,07% nas vagas ofertadas, na comparação com dezembro de 2011.

Na comparação com o primeiro mês do ano passado, também houve expansão, de 2%.

“Este é o momento em que as empresas retomam os projetos de expansão congelados no fim do ano. Além disso, as obras de infraestrutura para os megaeventos que o País sediará e também os investimentos para a produção de petróleo do pré-sal impulsionarão a oferta de vagas em praticamente todos os setores”, explica o diretor-geral da consultoria, João Xavier.

PUBLICIDADE

Setores
Ao analisar os setores, os dados revelam que, em janeiro, a área comercial foi a que mais ofertou vagas, com 15,5% das oportunidades.

Em seguida, aparecem Engenharia (12,2%), Financeiro (8,4%), Administrativo (8%), Marketing (4,5%), Recursos Humanos (3,9%), Tecnologia da Informação e Contabilidade (ambos com 2,9%), Logística (2,8%) e Industrial (1,9%).

Entre as profissões, os engenheiros ainda são os profissionais mais procurados, já que 21,38% das vagas abertas foram para eles. As empresas também buscaram os administradores, que ocuparam 15,9% das posições.

Destacam-se ainda graduações em Ciências Contábeis (7,49%), Economia (6,18%), Propaganda/ Publicidade e Marketing (3,59%), Direito (2,32%) e Comunicação (1,45%).

Sobre a pesquisa
O levantamento analisa os mercados de São Paulo (capital e Grande São Paulo), Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.