Melhores Universidades

USP tem pior resultado desde 2012 em ranking internacional; veja top 10

Unicamp também perdeu posições em lista mais atual da Times Higher Education

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Foi divulgado nesta quarta-feira, 21 de setembro, o ranking da revista Times Higher Education (THE) com as consideradas melhores instituições de ensino do mundo. As brasileiras USP e Unicamp caíram com relação à lista anterior.

Embora tenha sido considerada a melhor universidade da América Latina, a Universidade de São Paulo entrou no grupo que compreende as posições 251 a 300. No ano passado, a estadual estava entre a de número 201 e 250. Já a Unicamp, segunda melhor da região, ficou entre 401 e 500 – no ano passado, esteve entre 351 e 400.

O ranking passa a contar os desempenhos em grupos grandes a partir da universidade de número 200.

PUBLICIDADE

Compreendendo 800 nomes, o ranking agora apresenta outros dois nomes paulistas: a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ambas ficam no grupo que vai da 601ª à 800ª.

Em primeiro lugar no ranking ficou, pela primeira vez, uma britânica: a Universidade de Oxford, que apareceu com a prata no ranking anterior. Ela ultrapassou o California Institute of Technology. O terceiro lugar foi mantido com o nome de Stanford.

O topo é de Estados Unidos e Inglaterra, mas a região mereceu destaque na pesquisa foi a Ásia. “Duas novas universidades asiáticas estão no top 100 (a Universidade Chinesa de Hong Kong e o Instituto Coreano Avançado de Ciência e Tecnologia) e outras 4 entram no top 200 (Universidade da Cidade de Hong Kong, Universidade de Ciência e Tecnologia da China, Universidade de Fudan e Universidade Politécnica de Hong Kong”, escreve a revista. No total, há 19 asiáticas entre as melhores 200 – no ano passado eram 15.

Indicadores

Na publicação do ranking, a revista esclarece algumas mudanças na medição de seus principais indicadores: ensino, pesquisa, citações e perspectiva internacional. Oxford ganhou maior notoriedade, de acordo com a THE, porque “a receita total e a receita advinda de pesquisas está crescendo mais rapidamente que seus números de funcionários, sua pesquisa está mais influente e a universidade tem sido mais bem-sucedida na atração de talento internacional”.

Confira abaixo as 10 melhores do mundo: 

PUBLICIDADE

1. Universidade de Oxford

2. California Institute of Technology

3. Universidade de Stanford

4. Universidade de Cambridge

5. MIT

6. Harvard

7. Universidade de Princeton

8. Imperial College London

9. Instituto Federal Suíço de Tecnologia

10. Universidade da California e Universidade de Chicago (empate)