USP entra em lista chinesa das 150 melhores universidades do mundo

Sete instituições brasileiras foram classificadas na lista das 500 melhores universidades do mundo; Unicamp é uma delas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Universidade de Jiao Tong de Xangai, na China, divulgou um ranking com as 500 melhores universidades do mundo e a USP (Universidade de São Paulo) foi a melhor colocada entre todas as universidades da América Latina. 

A USP ficou em 102° lugar, seguida, na América Latina, pela Universidade Nacional Autônoma do México e pela Universidade de Buenos Aires, ambas em 151° lugar. Em relação às demais instituições brasileiras, a lista com 500 nomes ainda selecionou a Unicamp, alocando-a na 201° posição. 

Veja todas as Universidades Brasileiras que entraram na lista:

PUBLICIDADE
Principais universidades do Brasil
Universidade   Posição mundial   
USP – Universidade de São Paulo102°
Unicamp – Universidade de Campinas201°
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais 301°
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro 301°
Unesp – Universidade do Estado de São Paulo 301°
UFRS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul 401°
Unifesp – Univerdidade Federal de São Paulo 401°

O ranking
O Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU, na sigla em inglês), elaborado pela instituição chinesa, usa seis indicadores para fazer a classificação. Seu método de avaliação observa, entre outros, o número de professores e alunos que receberam prêmios Nobel e outros prêmios em ciências e economia, menções a seus pesquisadores e artigos publicados em jornais científicos.

No total, mais de 1.000 universidades são atualmente avaliadas, mas apenas as 500 melhores classificadas possuem o nome divulgado na internet. Ainda, não são levados em conta na pesquisa a área de humanas.

Estados Unidos lidera
Entre as 10 universidades que foram melhores colocadas, 8 são dos Estados Unidos e as outras duas da Inglaterra. O primeiro lugar foi de Harvard, seguida pela Stanford (2°), MIT (Massachusetts Institute of Technology) (3°), Universidade da Califórnia (4°) e na quinta posição a britânica Universidade de Cambridge. 

De acordo com as estatísticas da pesquisa, é possível notar que entre as 100 melhores universidades, 52,5% são dos Estados Unidos. Na sequência, observa-se que 9,9% são inglesas, 5,9% alemãs, 5% japonesas, 4% australianas, 4% canadenses e 4% suíças.