MERCADOS AGORA Acompanhe a cobertura dos mercados em tempo real no Telegram do InfoMoney

Acompanhe a cobertura dos mercados em tempo real no Telegram do InfoMoney

USP entra em lista chinesa das 150 melhores universidades do mundo

Sete instituições brasileiras foram classificadas na lista das 500 melhores universidades do mundo; Unicamp é uma delas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Universidade de Jiao Tong de Xangai, na China, divulgou um ranking com as 500 melhores universidades do mundo e a USP (Universidade de São Paulo) foi a melhor colocada entre todas as universidades da América Latina. 

A USP ficou em 102° lugar, seguida, na América Latina, pela Universidade Nacional Autônoma do México e pela Universidade de Buenos Aires, ambas em 151° lugar. Em relação às demais instituições brasileiras, a lista com 500 nomes ainda selecionou a Unicamp, alocando-a na 201° posição. 

Veja todas as Universidades Brasileiras que entraram na lista:

PUBLICIDADE
Principais universidades do Brasil
Universidade   Posição mundial   
USP – Universidade de São Paulo102°
Unicamp – Universidade de Campinas201°
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais 301°
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro 301°
Unesp – Universidade do Estado de São Paulo 301°
UFRS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul 401°
Unifesp – Univerdidade Federal de São Paulo 401°

O ranking
O Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU, na sigla em inglês), elaborado pela instituição chinesa, usa seis indicadores para fazer a classificação. Seu método de avaliação observa, entre outros, o número de professores e alunos que receberam prêmios Nobel e outros prêmios em ciências e economia, menções a seus pesquisadores e artigos publicados em jornais científicos.

No total, mais de 1.000 universidades são atualmente avaliadas, mas apenas as 500 melhores classificadas possuem o nome divulgado na internet. Ainda, não são levados em conta na pesquisa a área de humanas.

Estados Unidos lidera
Entre as 10 universidades que foram melhores colocadas, 8 são dos Estados Unidos e as outras duas da Inglaterra. O primeiro lugar foi de Harvard, seguida pela Stanford (2°), MIT (Massachusetts Institute of Technology) (3°), Universidade da Califórnia (4°) e na quinta posição a britânica Universidade de Cambridge. 

De acordo com as estatísticas da pesquisa, é possível notar que entre as 100 melhores universidades, 52,5% são dos Estados Unidos. Na sequência, observa-se que 9,9% são inglesas, 5,9% alemãs, 5% japonesas, 4% australianas, 4% canadenses e 4% suíças.