Carreira

USP e Unesp disponibilizam mais de 3 mil livros gratuitos para baixar

O objetivo é tornar os arquivos literários, históricos e de documentação científica mais acessível ao público 

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista(Unesp) disponibilizam mais de 3 mil livros gratuitos online para serem baixados. Entre os títulos estão obras de grandes autores, como Euclides da Cunha, e manuscritos e documentos históricos, como as primeiras edições do Correio Braziliense.

O objetivo é tornar os arquivos literários, históricos e de documentação científica mais acessível ao público. Os conteúdos podem ser acessados por meio da ferramenta de busca da biblioteca da USP e da Unesp.

Para conseguir baixar é preciso fazer um cadastro no site da Unesp. Depois basta colocar nome do livro, autor, ou data do documento histórico ou apenas procurar o livro que quiser sem filtrar para ver se o arquivo está disponível para download. No da USP funciona do mesmo jeito, mas não é preciso fazer cadastro. 

PUBLICIDADE

Os títulos disponíveis no acervo da USP fazem parte da Biblioteca Brasiliana Guita e José Midlin, localizada na Cidade Universitária. O acervo foi digitalizado a partir das obras doadas à universidade, em 2006, pela família Midlin. No caso da Unesp os livros são da Fundação Editora da Unesp, que fazem parte da Coleção Propg Digital.