Educação

USP é uma das 100 melhores instituições do mundo em 29 cursos

Além da USP, outras sete instituições brasileiras estão presentes no ranking

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Universidade de São Paulo (USP) é uma das 100 melhores instituições do mundo em 29 dos 36 cursos avaliados na lista do QS Quacquarelli Symonds University Rankings. Divulgada na noite da última terça-feira (28), a lista mostra que a USP também é uma das 50 melhores universidades em oito cursos.

História, medicina, engenharia, comunicação e estudos de mídia foram alguns dos 36 cursos avaliados. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de São Paulo (Unifesp) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) também apareceram no ranking.

Na USP, o curso de odontologia foi o que apresentou a maior colocação, o 12º melhor do mundo – o mesmo curso na Unicamp também ficou entre os 20 melhores, na 17ª posição. Além de odontologia, a USP tem outros sete cursos na lista dos 50 melhores: agricultura e silvicultura, ciências veterinárias, engenharia civil e estrutural, arquitetura, artes e design, filosofia e farmácia e farmacologia.

PUBLICIDADE

As instituições brasileiras detém 58 dos 100 melhores cursos do mundo. Em comunicado, o QS comentou que “as universidades brasileiras mostram uma competitividade internacional crescente, com forte presença em uma variedade de áreas”. O Brasil é o país com mais instituições presentes no ranking da América do Sul, seguido pelo Chile, com sete instituições e 37 cursos listados.

A instituição com o maior número de cursos no topo do ranking foi o MIT (Massachusetts Institute of Technology), com 11, seguida pela Universidade de Harvard, com 10 cursos.