USP é primeira do ranking mundial em formação de doutores, diz ARWU

Pesquisa revela que universidade é a que mais forma doutores; no Brasil, Unicamp, Unesp e UFMG também se destacam na pesquisa

SÃO PAULO – A USP (Universidade de São Paulo) foi eleita a universidade mundial que mais têm formado doutores em todo o mundo. Apenas no último ano, por exemplo, ela formou cerca de 2.192 doutores e 3.376 mestres. Os dados foram divulgados nesta semana pela ARWU (Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo, da sigla em inglês) e fazem parte de uma pesquisa elaborada pelo CWCU (Centro de Universidades de Classe Mundial) e pelo Instituto de Educação Superior da Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China.

De acordo com o levantamento, que avaliou 682 instituições globais, a USP ficou à frente, inclusive, de universidades como a da Jordânia, de Tóquio e a de Minnesota, se destacando ainda por sua verba anual voltada para pesquisas e seus artigos científicos já publicados.

“O estudo apontou a USP como a terceira colocada no quesito verba anual e a quinta em número de artigos científicos publicados, e isso entre 1.181 instituições em todo o mundo”, informa a Agência Fapesp de Notícias.

PUBLICIDADE
TOP 10 Mundial
RankingInstituiçãoPaís
1Universidade de São Paulo (USP)Brasil
2Universidade da JordâniaJordânia
3Universidade de TóquioJapão
4Universidade de MinnesotaEUA
5The Ohio State University – Columbus (OSU)EUA
6Universidade de Michigan – Ann ArborEUA
7Huazhong University of Science and TechnologyChina
8Peking University (PKU)China
9Jilin UniversityChina
10 Universidade de TorontoCanadá

Outras universidades
Além da USP, o ranking elaborado pela CWCU destacou outras universidades brasileiras na categoria de doutorado. Integraram a lista a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que alcançou a 38ª colocação no ranking mundial em termos de doutorados defendidos, e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), que obteve a 55a posição em doutorados concedidos e o 31º lugar em percentual de professores com título de doutor, segundo o estudo.

E engana-se quem imagina que apenas estas universidades é que foram mencionadas. Outras como a Federal de Minas Gerais e do Rio de Janeiro também se destacaram, completando o ranking nacional ao lado da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), por exemplo.

As melhores do Brasil
RankingInstituiçãoEstado
1Universidade de São Paulo (USP)SP
2Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)SP
3Universidade Estadual Paulista (Unesp)SP
4Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)MG
5Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)RJ
6Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)RS