Educação

USP cai em ranking de universidades e perde posto de melhor da América Latina

Para elaborar o ranking, são avaliadas seis métricas: reputação acadêmica, reputação empregadora, número de citações em artigos, taxa de estudantes internacionais, taxa de internacionalidade e taxa de estudantes

SÃO PAULO – A consultoria QS (Quacquarelli Symonds) divulgou nesta quarta-feira (7) a edição 2018 do ranking de melhores universidades do mundo, a lista mais que mais é levada em consideração. Pela sexta vez consecutiva, o MIT (Massachisetts Institute of Technology) ocupa a primeira posição do ranking, seguida pela universidade de Stanford e Harvard, completando o mesmo top 3 de 2017.

Neste ano, a USP ainda detém o posto de melhor universidade do Brasil, mas perdeu o de melhor universidade da América Latina para a Universidade de Buenos Aires. A brasileira caiu para a 121ª posição do ranking global, enquanto a argentina subiu para a 75ª.

Ainda sobre as universidades brasileiras do ranking, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) subiu da 191ª posição para a 182ª. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) também ascendeu no ranking, de 321ª para 311ª.

PUBLICIDADE

Para elaborar o ranking, são avaliadas seis métricas: reputação acadêmica, reputação empregadora, número de citações em artigos, taxa de estudantes internacionais, taxa de internacionalidade e taxa de estudantes. A métrica que fez com que as universidades brasileiras ocupem melhores posições neste ano é o de reputação acadêmica, que mede o ambiente de cada universidade, o apoio acadêmico e as pesquisas realizadas na instituição.

Confira, a seguir, as 20 primeiras universidades do ranking global:

 PosiçãoUniversidadePaís
 1Massachusetts Institute of Technology (MIT)EUA
 2Stanford UniversityEUA
 3Harvard UniversityEUA 
 4California Institute of Technology (Caltech) EUA
 5University of Cambridge Reino Unido
 6University of Oxford Reino Unido 
 7UCL (University College London) Reino Unido 
 8Imperial College LondonReino Unido
9University of ChicagoEUA
10ETH Zurich – Swiss Federal Institute of TechnologySuíça
11Nanyang Technological University, Singapore (NTU)Singapura 
 12Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL)Suíça
13Princeton UniversityEUA
14Cornell UniversityEUA 
15National University of Singapore (NUS)Singapura 
16Yale UniversityEUA
17Johns Hopkins UniversityEUA 
18Columbia UniversityEUA 
19University of PennsylvaniaEUA 
20The Australian National University  Austrália