Experiência

Use o intercâmbio para impulsionar o seu currículo

Para aproveitar o intercâmbio é fundamental que você tenha alguns conhecimentos e coloque-os em prática mesmo durante a sua viagem

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Seja para estudar, trabalhar ou simplesmente conhecer uma nova cultura, um intercâmbio sempre tem o poder de ajudá-lo profissionalmente, mesmo que a busca por um emprego seja a última preocupação quando você tem uma viagem dessas em vista. Entretanto, para aproveitar o intercâmbio na sua carreira de maneira plena é fundamental que você tenha alguns conhecimentos e coloque-os em prática mesmo durante a sua viagem. Aprenda como usar o seu intercâmbio para melhorar o seu currículo:

1. Tenha um objetivo
Antes mesmo de decidir o seu destino, tenha em mente – e de maneira clara! – quais são os seus objetivos com essa viagem. Independentemente do lugar que você vai escolher, quando decidir fazer um intercâmbio, pense nas metas que pretende alcançar com ele. Se você souber exatamente o que pretende poderá aumentar a qualidade da sua viagem, pois estará comprometido não só com o destino, mas com aquilo que quer conseguir nesse lugar.

2. Escolha sabiamente
Escolher de maneira espontânea e pouco planejada pode parecer empolgante, mas você aproveitará muito melhor se tiver justificativas para aquele destino. É claro que o fato de você ter sonhado a sua vida toda com o lugar para o qual está indo é uma ótima justificativa, mas de que outras maneiras esse intercâmbio poderá ajudá-lo? Vá além de “desenvolver os conhecimentos sobre a língua”, pense em como esse lugar para o qual você está indo se alinha com a sua carreira.

PUBLICIDADE

3. Trabalhe
Alguns programas de intercâmbio permitem que você estude meio período e trabalhe na outra metade do dia. Essa é uma ótima maneira de impulsionar o seu currículo. O ideal é que você procure um emprego na mesma área em que pretende atuar profissionalmente (caso você ainda não esteja formado), mas qualquer experiência de trabalho internacional tem o poder de incrementar o seu currículo.

4. Procure um estágio
Se você sai do seu país para fazer um curso universitário, mesmo que por apenas um semestre, procurar um estágio na mesma área do seu curso pode ser uma grande oportunidade de melhorar as habilidades no seu currículo. Além de aprender na prática como exercer a sua profissão você poderá fazer ótimos contatos internacionais.

5. Seja voluntário
O trabalho voluntário, por si só, já é uma ótima maneira de acrescentar valor ao seu currículo. Se isso for feito durante um intercâmbio pode ajudar ainda mais. As empresas consideram o trabalho voluntário como um gasto útil de tempo, portanto, procure oferecer as habilidades que você vem desenvolvendo no intercâmbio de uma maneira útil, como oferecer monitoria de determinada matéria a crianças mais novas ou mesmo ajudando em um abrigo de animais.

6. Invista no network
Você deve pensar que qualquer momento durante o seu intercâmbio é a hora certa para fazer contatos. Assim como você faria no estágio, procure manter boas relações com professores, colegas de dormitório e sala ou mesmo com os amigos que você fez no curso. Todas essas pessoas poderão ser contatos úteis quando você voltar para casa.

7. Organize as informações da maneira correta
Como incluir todas as experiências que você adquiriu durante a viagem em apenas algumas linhas? O ideal é que você inclua esse tipo de conhecimento já na sua experiência profissional, afinal de contas, esse é o principal objetivo do seu currículo. Fale sobre as suas conquistas enquanto esteve fora, mas lembre-se de que você deve incluir apenas aquilo que pode interessar para o cargo ao qual está se candidatando.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.