Usa o LinkedIn? Confira os erros mais comuns que você deve evitar na rede

Fique atento à maneira como você utiliza a rede social: ela pode prejudicar sua imagem profissional

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Diferente das demais redes sociais, o LinkedIn tem uma proposta profissional e corporativa. Por isso, o comportamento dos usuários nela também deve ser diferente. Como explicou o portal Inc., nessa plataforma você deve se preocupar com o que as pessoas pensam sobre seu perfil, currículo e postagens, exatamente pela proposta que possui.

Mesmo assim, não são todos os usuários que têm essa atenção. Muitos cometem erros que prejudicam sua imagem profissional, a relação com as empresas e colegas de trabalho.

O portal listou alguns desses erros que você deve evitar cometer:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Não crie conexões à toa
Você não precisa estar conectado a todas as pessoas que achar importante. Você pode, ao invés de criar a conexão, entrar em um grupo que estas pessoas estejam presentes, se apresentar e contribuir para o debate – para então solicitar a conexão, explicando o motivo.

Caso você adicione outros usuários sem esse primeiro contato, pode acabar incomodando. Além disso, é mais provável que aceitem seu convite se alguma menção ao trabalho dela for feita, ao invés de “eu gostaria de adicioná-lo à minha rede do LinkedIn”.

2. Nunca use a rede social para flertar
Da mesma maneira que é inapropriado flertar com colegas de trabalho dentro do ambiente corporativo, é inapropriado fazê-lo no LinkedIn. Mesmo que um usuário seja atraente na foto do perfil, você deve mantenhar as comunicações profissionais, não pessoais.

Continua depois da publicidade

Ao fazer isso no LinkedIn, você pode queimar sua imagem profissional na internet – e esse é um problema que você deve levar a sério.

3. Não perca o foco
O LinkedIn não é uma rede social apropriada para, por exemplo, compartilhar memes com seus colegas. Isso é aceitável em outras, como o Facebook, Twitter, etc. Se você conseguir manter a relevância em algum tópico e, ainda assim, ser engraçado, você ganha pontos extras.

Sempre lembre-se de respeitar a opinião de seus colegas e não exagerar, isso pode impactar sua reputação.

Continua depois da publicidade

4. Não subestime a importância de sua foto
A sua foto é a primeira oportunidade de garantir uma boa impressão na rede social e chamar a atenção de outros usuários. Até mesmo um bom currículo profissional pode passar despercebido quando a foto é inapropriada ou não profissional.

A partir de sua foto de perfil, empresas podem julgar se você tem ou não o perfil da empresa e, talvez, descartar você logo de início. Mesmo tendo uma vida pessoal fora do trabalho, o ideal é que você mantenha o profissionalismo nessa rede social.

5. Não se engaje em palavras-chave aleatórias
No LinkedIn, você pode adicionar palavras-chave em seu currículo que representam suas habilidades. Pode parecer que, quanto mais você adicionar, melhor será para seu currículo, mas isso não é verdade.

Publicidade

Você deve adicionar apenas as que de fato sejam úteis para a área em que você trabalha. Se trabalha com o mercado financeiro, por exemplo, evite usar palavras-chave de marketing. Essa é a melhor maneira de criar uma boa imagem de si mesmo.

Invista na sua carreira: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!