Outplacement é alternativa para conseguir o primeiro estágio

Com serviço, há o envio de currículos apenas para vagas fechadas, o que possibilita economia de tempo e dinheiro

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Nada mais do que uma assessoria para indicar o melhor emprego para o profissional, o serviço de outplacement tem se tornado uma boa alternativa para os universitários que buscam um estágio.

De acordo com o diretor da D’Moraes assessoria em recursos humanos, Cláudio Moraes, este público representa 30% dos clientes de empresas que prestam serviço de outplacement.

Vantagens

Ainda segundo Moraes, a vantagem para o universitário é que há o envio de currículos apenas para vagas de networking, ou as chamadas vagas fechadas, o que possibilita que o interessado não perca tempo nem dinheiro.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“E é exatamente neste ponto que está a diferença. Quem desesperadamente sai distribuindo seu currículo em qualquer lugar sem critério definido pode ficar muito mais tempo procurando um estágio do que um profissional que contrata o serviço de outplacement, já que esse será direcionado para as vagas específicas”, explicou.

Cuidado com a empresa!

O valor do serviço está em torno de R$ 300, de acordo com Moraes, mas vale a pena para conquistar uma boa colocação, desde que a empresa seja idônea.

Antes de assinar qualquer documento, peça uma cópia para analisá-la em casa, sem pressa. Se a empresa não aceitar, já é um bom indício de que você deve desconfiar dela. Caso contrário, mostre-a a algum advogado.

Continua depois da publicidade

Sempre desconfie de vantagens excessivas. Não aceite abordagens sedutoras, já que não existe coincidência completa entre o que o mercado oferece e o que o consumidor precisa. No caso de dúvidas, consulte um profissional de recursos humanos.

Exija que todas as explicações sejam feitas por escrito, como vantagens e serviços que serão prestados. Outra opção é pedir para que as conversas sejam gravadas ou guardar anúncios da agência.