Universitários elegem quatro empresas brasileiras dentre as 10 mais cobiçadas

Petrobras (1º), Natura (3º), Vale do Rio Doce (7º) e Rede Globo (9º) estão no ranking com grandes multinacionais

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Construir a carreira profissional em alguma empresa brasileira já faz parte dos sonhos do jovem universitário. Das 10 empresas mais desejadas por estudantes de nível superior, quatro estão no Brasil, inclusive a mais desejada, revela pesquisa realizada no primeiro semestre pela Cia de Talentos, em parceria com a LAB SSL, especializada em consultorias de Programas de Jovens.

“Até hoje, o jovem sempre sonhou em trabalhar em uma multinacional. Empresas pontocom e da área financeira já tiveram o seu ‘boom’, mas, este ano, o estudo apresentou uma grande mudança”, analisa Sofia Esteves, diretora da Cia de Talentos.

Empresas mais desejadas

Com 14,82% da preferência dos universitários, a estatal Petrobras encabeça a lista das mais desejadas. A Natura (3º), a Vale do Rio doce (7º) e a Rede Globo (9º) completam a relação de companhias brasileiras bem avaliadas. O segundo lugar ficou com a Microsoft.

Aprenda a investir na bolsa

Para o universitário que busca um estágio durante o curso, a boa imagem no mercado, o salário oferecido, os benefícios concedidos e os desafios profissionais são algumas das características levadas em consideração.

Estabilidade profissional

O cruzamento dos dados assegura que o estudante busca um emprego que lhe dê estabilidade profissional. E o maior interesse desses universitários pelo setor industrial, com 26% da preferência, prova isso, uma vez que segundo estes estudantes, as indústrias investem mais em programas de estágio e trainees.

Na seqüência, a preferência recai sobre os setores de marketing (20%) e de consultoria (17,4%). No final da tabela, o interesse pelas ONG’s sustenta parcos 2,6% das intenções.

Já estagiando, 15,5% dos estudantes valorizam o aprendizado, outros 12,9% preferem as oportunidades de treinamentos e cursos que são oferecidos, enquanto 12% desse universo querem transitar por outras áreas da empresa.

Apesar dessas expectativas, 15,2% dos estagiários se decepcionam com o tratamento que recebem por se sentirem desvalorizados de alguma forma. A falta de orientação para a execução da função também incomoda o estudante.

Mudança de perfil

A Cia de Talentos informa que a pesquisa é realizada há sete anos. Segundo Esteves, há algum tempo empresas nacionais não figurariam entre as 200 posições do ranking.

PUBLICIDADE

Como a busca pela estabilidade profissional estaria vinculada à solidez da empresa, a pesquisa de 2005 revela que a imagem das companhias nacionais também melhorou em relação à ultima década.

As 10 mais cobiçadas

As dez empresas mais desejadas pelos universitários em busca de estágio são, pela ordem, Petrobras (14,82%), Microsoft (13,4%), Natura (12,52%), Unilever (11,01%), IBM (9,16%), Nestlé (9,07%), CVRD (8,27%), Citibank (7,87%), Rede Globo (7,12%), e Bosch (6,77%).