Aprenda

Uma das maiores empreendedoras do Brasil mostra como ter sucesso nos negócios

Bel Pesce é fundadora da FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades em São Paulo, e foi uma das palestrantes do TEDxSão Paulo, que aconteceu na última segunda-feira (5)

SÃO PAULO – A brasileira Bel Pesce é uma das maiores empreendedoras do país. Aos 17 anos, foi estudar na universidade MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, e passou por empresas como a Microsoft, Google e Deutsche Bank. Lá, fundou a startup Lemon Wallet. Depois de publicar três livros de sua autoria, a empreendedora fundou a FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades em São Paulo.

Bel foi uma das palestrantes no TEDxSão Paulo, realizado na última segunda-feira (6), na capital paulista. Além dela, diversas outras pessoas contaram suas inspiradoras histórias de vida no evento.

Além das dificuldades e desafios que o mundo do empreendedorismo impõe, Bel falou sobre como os superou e as maneiras de empreender. “Se pararmos para observar, cada vez mais as tecnologias estão conseguindo se atualizar automaticamente. Mas como nós, seres humanos, podemos nos atualizar de forma automática?”, começou a empreendedora, respondendo que é necessário aplicar todo o aprendizado no dia a dia.

PUBLICIDADE

Veja abaixo as dicas de Bel Pesce para quem deseja empreender:

1. Seja intenso
“Pesquisas comportamentais apontam que quanto mais vínculos as pessoas têm, mais liberdade elas passam a ter com aquilo que amam”, disse, explicando que, por isso, é preciso que os empreendedores se conectem com a sua verdade e passem o que é autêntico. “Seja intenso pelo que você acredita, quando é necessário”, disse.

2. Busque as coisas que já existem no mundo e tire somente o necessário
Esse ponto diz respeito a observar como as pessoas se atualizam – e encontrar oportunidades nesses modos. “Olhando para diferentes mundos, você deve procurar algo que possa ser aplicado”, disse. Desta forma é possível encontrar oportunidades de empreendedorismo e inovação.

3. Não crie hierarquias
“Quando as pessoas consideram alguma ideia mais importante que a outra, ou até mesmo uma pessoa, elas estão perdendo oportunidades”, explicou Bel. A empreendedora também explica que muitas coisas que podem ser importantes são perdidas quando se foca em uma estrutura hierárquica.

4. Permita-se
Citando a si própria como exemplo, a empreendedora explica que é preciso sair da zona de conforto e do senso comum para empreender e aprender coisas novas. “Eu trabalhava com engenharia da computação e hoje trabalho com educação, são coisas completamente diferentes. Segundo Bel, é preciso permitir que seu mundo seja recriado quando aprende algo novo.

5. Busque o que funciona para você
Fazer uma coisa grande pode ter significados diferentes para cada pessoa: pode ser criar uma grande empresa, ser mãe, ou as duas coisas, segundo exemplo de Bel. O ideal é que os conceitos e ideias dos outros seja respeitado.