AO VIVO Radar InfoMoney: PetroRio x Petrobras: por que alta do petróleo ajuda mais uma ação que outra

Radar InfoMoney: PetroRio x Petrobras: por que alta do petróleo ajuda mais uma ação que outra

Emprego

Uma coisa pode destruir sua carreira se você fizer errado, diz Jack Welch

Se, diferente das demais empresas, você deseja que a sua seja o mais honesta e transparente possível com todos os envolvidos, essa pode ser uma característica capaz de construir ou destruir toda a sua carreira

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Um problema encontrado em todas as empresas, em todos os níveis é a falta de sinceridade. É mais fácil tanto para as grandes companhias e para as pessoas esconder ou contornar a verdade do que compartilha-la, dificultando para todos trazer a real situação à tona e consertá-la.

Mas, se diferente das demais, você deseja que sua empresa seja o mais honesta e transparente possível com todos os envolvidos, essa pode ser uma característica capaz de construir ou destruir toda a sua carreira.

Seguindo as dicas de Jack e Suzy Welch, o lendário ex-CEO da General Electric e sua mulher, autores do livro The Real-Life MBA – Your No-BS Guide to Winning the Game, Building a Team and Growing Your Carrer (em tradução livre para o português, O MBA da vida real – seu guia para ganhar o jogo, construir uma equipe e ampliar sua carreira), saiba como fazer isso da maneira certa:

Aprenda a investir na bolsa

Converse diretamente com sua equipe
Quando se trata de sinceridade com seus relatórios, a melhor técnica é ter avaliações trimestrais para indicar a cada um de seus funcionários o que eles estão fazendo bem e o que precisam fazer melhor.

“A palavra ‘precisa’ é muito importante porque as pessoas tendem a escutar o que fazem bem e podem não ouvir a mensagem mais importante se você a passa de maneira muito suavizada”, escreveu Jack. Ele ressalta que, entretanto, não precisa ser um processo complicado e burocrático.

O melhor é que essa avaliação seja feita ao menos duas vezes ao ano. “Como líder, quanto mais feedbacks verdadeiros você dá, mais a equipe ganha”, completou.

As discussões entre seus iguais
É uma das discussões mais difíceis que você pode ter, mas nunca é aconselhável evitá-la. Todos os projetos de uma empresa devem estar interligados, e a melhor maneira de fazer com que tudo ocorra da maneira certa é tentando alinhar todos.

Nesse caso, é importante que você não veja nenhum de seus iguais como um inimigo, mas sim um amigo. Mantenha bons relacionamentos dentro da empresa e esse será um passo fácil de ser feito.

Fale a verdade com o superior
Esse pode ser o passo que mais vai te beneficiar, se for feito da maneira certa: jamais tenha uma posição de confronto, indicando o que você quer e o que merece sem que seu superior tenha a chance de falar. “A jogada certa é abordar pedindo ajuda – pergunte-o sobre o que acha sobre seu trabalho e quais são as expectativas”, indicou Jack.

PUBLICIDADE