Um terço dos CFOs gostaria que sua equipe melhorasse a comunicação

A segunda resposta mais apontada pelos executivos é que seus funcionários melhorem a capacidade de liderança

Karla Santana Mamona

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SÃO PAULO – Um levantamento realizado pela Accountemps, consultoria especializada na contratação de profissionais do setor de finanças e contabilidade, revelou que 31% dos CFOs (Chief Finantial Officer) gostariam que os funcionários da sua equipe melhorassem a comunicação.

Para o presidente da Accountemps, Max Messmer, os profissionais que não sabem se comunicar, indiferentemente de serem qualificados, sofrem com as oportunidades, já que estas serão limitadas. “A capacidade de efetivamente transmitir um ponto verbalmente e por escrito pode ser um ponto-chave do potencial de liderança”.

Outras respostas
A pesquisa indicou que a segunda resposta mais apontada pelos executivos é que seus funcionários melhorem a capacidade de liderança, com 26%. Em seguida, aparece o aprimoramento das competências técnicas, com 14%.

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Os CFOs declararam ainda ser o planejamento estratégico e o gerenciamento de projetos, ambos apontados por 12%. Outros 5% dos entrevistados disseram que não sabiam responder.

Dicas para melhorar a comunicação
Com o resultado da pesquisa, a consultoria indicou sete dicas para que o profissional melhore a sua comunicação. Confira abaixo:

Revisão: indiferentemente de ser um relatório ou um e-mail, é fundamental sempre revisar o conteúdo. Vale lembrar que, mesmo pequenos erros, dão a impressão negativa do profissional. Além disso, instruções vagas ou imprecisas podem causar problemas de entendimento.

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Ouvir: escutar também faz parte da comunicação. Preste atenção ao que outro está dizendo, antes de responder.

Preste atenção aos sinais não-verbais: o corpo também se comunica. Ficar de braços cruzados ou mexer em demasiado as mãos mostra distração. Estes sinais podem indicar desinteresse no assunto que está sendo tratado. Atenção aos seus gestos!

Foco no público-alvo: conhecendo as pessoas é possível adequar o que vai ser falado. Uma dica é manter as informações relevantes e concisas.

Considerar o contexto: não existe um método único de comunicação que seja eficaz em todas as situações. É importante avaliar qual a melhor maneira de transmitir a informação. Muitas vezes falar ao telefone é melhor do que mandar um e-mail.

Peça ajuda: escolha um mentor cujas habilidades de comunicação você admira. Tente se espelhar no estilo desta pessoa. Além disso, solicite deste profissional um feedback sobre a sua comunicação.

Pratique: faça um curso que ensine a falar em público e ensaie as apresentações em frente ao espelho ou com um colega.