Turismo de negócios: o desafio de separar vida pessoal e profissional

Quando está em outro país, fala com a família a todo momento? Preocupação é constante, mas você deve se policiar

SÃO PAULO – Quando você vai viajar a negócios, não consegue ficar sem conversar com os filhos e os pais? Sente-se mal, caso não fale com sua mulher pelo menos duas vezes ao dia e, caso não ligue, não consegue se concentrar?

Se a resposta for positiva para as perguntas, saiba que a preocupação com a família pode prejudicar sua viagem, o que fará com que seu desempenho não seja dos melhores e que você não consiga atingir seus objetivos.

E isso é muito sério, já que as empresas costumam pagar por este tipo de viagem, principalmente se for para conversar com um cliente, e querem resultados imediatos.

Pesquisa mostra realidade

PUBLICIDADE

De acordo com pesquisa realizada pelo grupo de hotéis Hyatt Place, mais de 90% dos entrevistados não separa sua vida pessoal da profissional, pois o tempo que dedicam a ambas se sobrepõe. Mas é preciso ter discernimento.

Imagine que, antes de entrar em uma reunião, você não conseguiu falar com sua filha. Logo que o encontro se inicia e você está diante do cliente, seu celular começa a tocar. Neste instante, você atente o telefone ou simplesmente o desliga?

Saiba que o celular nem deveria estar ligado em uma situação como esta. Atender o telefone, então, é uma forma de mostrar desrespeito. Mas, se o caso for grave, o mais indicado é que você fale para o cliente que está esperando uma ligação urgente. Explique a situação.

Saiba separar

Quando for viajar a negócios, fale para sua família que você entrará em contato, ou, então, tenha em mente qual será sua rotina. Logo que chegar ao hotel, marque um horário em que você irá ligar. É claro que a preocupação com os filhos é constante, mas deve ter limites, e você deve se policiar.

Se usar a internet para fazer algum tipo de trabalho, estipule um tempo para conversar com a família e amigos e outro para fazer suas tarefas.

Outros dados

O estudo também revelou que metade dos entrevistados dedica-se a mais de uma atividade simultaneamente quando estão viajando: 71% assistem TV, 53% ouvem música e 59% usam a internet ao mesmo tempo em que trabalham. Mais de 40% declararam que se absteriam de café ou uso do celular em troca de uma boa noite de sono durante sua viagem de negócios.