Treinamento: funcionário deve aproveitar momento de aprendizado

É neste período que empresa avaliará capacidade, atenção e interesse de funcionário. Por isso, utilize a seu favor!

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Quando chegamos a alguma empresa, logo depois de contratados, os primeiros dias ou, até mesmo, semanas, servem apenas para que sejamos treinado. Isso significa que muitas informações diferenciadas serão fornecidas.

É neste momento que a empresa verá o desempenho de seu novo funcionário e que definirá se ele tem habilidade para aquilo que terá que executar. Por isso, aproveite este momento e mostre resultados.

Preste muita atenção

No momento em que suas atividades estiverem sendo explicadas, nada de descontração. Atente a cada palavra dita por quem o está orientando e nada de tentar prestar atenção ao que os outros estão falando. Concentre-se, mesmo que pareça difícil diante de tantas coisas novas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Se possível, peça para que a pessoa que está lhe explicando fale mais alto, se o local estiver com muito barulho, ou que mudem de lugar, para que a bagunça não atrapalhe.

Pergunte sempre

Este é o momento ideal para perguntar. Faça da explicação uma conversa e, se sentir dificuldades na execução, chame o orientador. Nada de dúvidas, o melhor é consertar os erros no meio do caminho do que depois de pronto.

Isso porque a pessoa que o está treinando parte do pressuposto de que você entendeu tudo, já que não perguntou e que, por isso, o trabalho deve ser feito da melhor forma. Não deixe passar uma dúvida sequer.

Continua depois da publicidade

É possível errar

Da primeira vez que lhe explicaram até que pode errar, mesmo que não seja indicado, mas depois que executou por mais de uma vez, errar pode significar, para o empregador, falta de interesse, de atenção e de capacidade.

Por isso o momento de treinamento é tão importante e deve ser contemplado. Pense que este é o primeiro contato entre o empregador e você e que deve ser o mais claro e proveitoso possível. Então, papel e caneta na mão e comece a ouvir.