Trabalhou como temporário no Dia das Mães? Saiba como ser efetivado

Para especialista, os interessados em se manter no emprego devem investir em questões que vão além das técnicas

SÃO PAULO – As vagas de trabalho temporário no Brasil são uma das portas de entrada para que os profissionais consigam um emprego fixo. Mas, para alcançar a oportunidade é necessário que a pessoa se sobressaia frente aos colegas.

Para o consultor da área de desenvolvimento de competências, Gilberto Wiesel, os interessados em se manter no emprego após a finalização do contrato temporário devem investir em questões que vão além das técnicas.

“O profissional deve estar atento aos aspectos comportamentais, como relacionamento com os colegas de trabalho, capacidade de comunicação e habilidade para lidar com os desafios”, diz.

PUBLICIDADE

Comunicação com o consumidor
Ele acrescenta que as empresas também avaliam a capacidade de comunicação do colaborador com o público consumidor. “Se você trabalhar em vendas, esse elemento ainda é avaliado”, afirma.

De acordo com o especialista, as pessoas efetivadas, geralmente, são aquelas que recebem elogios por parte dos consumidores, o que torna ainda mais positiva sua imagem dentro da empresa.

Cinco dicas
Para  ajudar na efetivação, ele aconselha cinco passos. Confira:

  • Relacionamento interno: o comportamento do profissional é um dos principais pontos levados em consideração pelos contratadores. Portanto, tenha um bom relacionamento com sua equipe de trabalho, atue mais em conjunto, assuma desafios e proponha mudanças na rotina;
  • Pontualidade e atitude: seja pontual e encare com responsabilidade as tarefas que desempenha na empresa. A atitude é uma das grandes responsáveis pela contratação de novos funcionários, mais até que a formação e os dados inclusos no currículo. Portanto, seja comprometido, busque os melhores resultados e não hesite em propor mudanças benéficas para o local em que trabalha;
  • Criatividade e inovação: atualmente, boa parte das empresas busca profissionais diferenciados. Pense no que você pode oferecer de inovação ao ambiente para o qual está começando a trabalhar. Não tenha medo de desenvolver novas ideias e colocar em pauta sugestões para a melhoria do desempenho da empresa;
  • Boa comunicação com o cliente: se você deseja alcançar uma posição de destaque na empresa em que está começando a trabalhar, outro passo importante é ter um relacionamento de comunicação eficaz com seus consumidores. Para isso, utilize-se de estratégias nessa relação, ofereça soluções diferenciadas e trate bem e com respeito seu público;
  • Força de vontade e motivação: dentro de uma empresa comprometida, a motivação e a qualidade de trabalho dos funcionários são pontos importantes. Caso você busque crescimento em uma organização, é importante avaliar sua capacidade de lidar com as emoções. Em boa parte dos casos, líderes de empresas veem de forma negativa pessoas que encaram mal as frustrações.