Trabalho no exterior: dicas para aproveitar ao máximo a viagem!

Construa um bom laço com o profissional de outro país, afinal, é ele quem fará seu trabalho mais prazeroso e produtivo

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em busca de um novo desafio, os profissionais acabam saindo no País para trabalhar no exterior. Diante de tantas dificuldades, como se adaptar à cultura local e ao clima, ainda existe a preocupação em fazer com que a viagem valha a pena.

Para que isso aconteça, e você volte para a casa com sensação de que aprendeu bastante, é preciso atentar ao seu comportamento no país escolhido.

Contato com as pessoas

Em alguns países, não se sinta mal se não for integrado à equipe desde o começo. A cultura acolhedora brasileira não é compartilhada em todo o mundo.

Aprenda a investir na bolsa

Mesmo assim, se mostre ativo e esteja disposto a ajudar e conhecer novas pessoas. São elas que poderão fazer seu trabalho ficar mais divertido e produtivo.

Seja paciente com os outros. Você estará vivendo uma nova cultura e aprendendo um novo idioma, equívocos podem acontecer!

Dicas

Abaixo estão outras dicas dadas pelos profissionais da Experimento, empresa especializada em intercâmbios culturais.

  • A comunicação é a chave para o sucesso. Aprenda o idioma, usando-o;
  • Seja honesto. Não finja que entendeu. Certifique-se que as outras pessoas lhe entenderam. Faça perguntas e obtenha todas as informações possíveis;
  • Tenha uma mente aberta e seja cooperativo. Existe sempre mais de uma maneira de se fazer alguma coisa;
  • Seja bem-humorado! Aprenda a rir de si mesmo. Rir dos seus erros é um modo positivo de abordar o processo de adaptação;
  • Compre uma agenda pessoal e faça um diário de sua viagem. Fazer um diário de bordo é uma verdadeira terapia.