Trabalho no exterior: caminhos para conquistar uma vaga

Profissional pode conseguir trabalho em outro país por meio de programas de trainee e de companhias internacionais

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Brasileiros bem-sucedidos em empresas no exterior se tornam exemplo e abrem portas para que outros profissionais passem pela experiência de trabalhar em outro país. Conquistar uma vaga como essas, no entanto, não é fácil.

De acordo com o diretor executivo do Grupo Catho Brasília, Bruno Goytisolo, o número de jovens que buscam uma oportunidade como esta é crescente, já que o mercado nacional não absorve estes talentos. “O primeiro passo para quem deseja vôos mais altos é ir para grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Depois, investir em uma grande viagem para o exterior”.

Oportunidades

Os profissionais podem seguir dois caminhos para conquistar uma vaga em outro país. O primeiro deles, segundo Goytisolo, é procurar programas de estudos patrocinados por companhias internacionais, já que dão a chance de fazer MBA e até mestrado na área desejada.

Aprenda a investir na bolsa

O segundo é participar de programas de trainee de empresas com filiais no exterior. Quando o trabalho é desenvolvido, as companhias encaminham o profissional para um outro país.

Desafios

Entre os desafios de trabalhar no exterior, está o de responder à cobrança feita 24 horas por dia. “Quem decidir trilhar esse caminho deve estar atento ao fato de que a oferta é boa, o salário é muito bom, mas a cobrança é muito grande. É um compromisso forte do empregador com o funcionário. A empresa financia a sua formação, dá a chance de ser um ótimo profissional, mas quer ver resultados”, disse.

Para que os desafios sejam superados e para que você aumente as chances de obter uma vaga de emprego em outro país, veja as dicas abaixo:

  • Seja fluente em inglês e espanhol;
  • Mantenha-se sempre atualizado sobre notícias internacionais;
  • Busque aprendizado sobre a cultura e hábitos do país de destino;
  • Aprenda outro idioma com um professor que seja formado na sua área de atuação, para poder aprender o vocabulário correto;
  • Busque uma boa formação acadêmica;
  • Mantenha-se informado sobre as melhores indústrias que dão ofertas para jovens;
  • Tenha certeza da profissão que pretende seguir.