Trabalho: jovens valorizam mais relacionamentos do que resultados

Estudo mostra que 54% dos homens e 48% das mulheres disseram que bom ambiente de trabalho é aquele "harmônico"

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa divulgada pela Quorum Brasil mostra que os jovens valorizam mais um bom relacionamento do que os resultados, quando o assunto é o ambiente de trabalho.

De acordo com os dados, coletados de 200 estudantes no último ano de administração, 54% dos homens e 48% das mulheres disseram que um bom ambiente de trabalho é aquele “com relacionamento harmônico e agradável”.

Enquanto isso, apenas 3% dos homens e das mulheres disseram que o ambiente ideal é aquele focado nos resultados, com oportunidade de crescimento na carreira.

Continua depois da publicidade

O bom ambiente é…

Ainda entraram na lista de fatores que determinam um bom ambiente de trabalho o clima estável e organizado e o espírito de equipe, de acordo com a tabela abaixo:

Item Respostas/Homens Respostas/Mulheres
Bom relacionamento, harmônico e agradável 54% 48%
Estável, tranquilo, calmo e organizado 20% 30%
Com espírito de equipe 23% 19%
Focado em resultados, com oportunidade de crescimento 3% 3%

Fonte: Quorum

E o bom chefe é…

Na opinião da maioria dos jovens do sexo masculino, é aquele que é experiente e competente. Já para a maioria das universitárias, ele deve ser justo, compreensivo e deve valorizar os próprios subordinados.

Continua depois da publicidade

O chefe que trabalhar em equipe e sabe delegar foi o último item citado pelos entrevistados, com 28% de indicação entre os homens e 34% entre as universitárias.