Trabalho: governo lançará programa de qualificação nas próximas semanas

Para o ministro da Fazenda, a falta de qualificação é um dos entraves da economia brasileira. O problema afeta o desempenho da economia

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Para suprir a falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou, nesta sexta-feira (8), que o governo anunciará nas próximas semanas um programa de qualificação de trabalhadores.

De acordo com a Agência Brasil, o governo investirá em formação universitária e ensino técnico profissionalizante. Para o ministro, a falta de qualificação é um dos entraves da economia brasileira. Ele acrescentou ainda que o problema enfrentado pelas empresas é efeito do crescimento econômico do Brasil.

Apesar do investimento em qualificação ter aumentado nos últimos anos, Mantega explicou que as ações não surtiram resultado esperado, pois partiram de um patamar muito baixo.

Aprenda a investir na bolsa

Dimensão do problema
Na última quarta-feira (6), a CNI (Confederação Nacional da Indústria) apresentou um estudo que revelava que 69% das empresas sofrem pela falta de qualificação dos profissionais.

O problema atinge empresas de todos os portes. De acordo com os dados, a resposta foi indicada por 70% das pequenas e médias indústrias e por 63% das grandes.

Na análise por área, nota-se que os empresários encontram dificuldades em contratar mão de obra qualificada em diversos setores, desde produção à gerência da empresa.