Trabalho e roupas: você sabe a diferença da informalidade e do estilo informal?

Saber distinguir os dois estilos pode trazer muitos benefícios para sua imagem profissional; saiba o que não vestir no trabalho

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Camisetas de time de futebol, rasgadas ou com propagandas e frases feitas devem ser evitadas no ambiente de trabalho. Isso porque elas dizem respeito à informalidade, ou seja, somente são usadas em casa e em momentos de descontração.

Este tipo de roupa é diferente de camisas de manga curta, usadas para fora da calça ou as básicas brancas, que caracterizam o estilo informal. Estas, sim, podem e devem ser usadas quando se vai trabalhar em um escritório ou ambiente mais descontraído ou, então, no casual day.

Entendeu a diferença?

Enquanto a informalidade pode prejudicar sua imagem no trabalho, já que mostra certo descaso com os possíveis clientes, por não se arrumar, ou com os colegas de trabalho, que cumprem as normas da empresa, o estilo informal pode ser exigido em alguns momentos.

Aprenda a investir na bolsa

Instituições financeiras e outras empresas adotam o casual day, momento em que você deve abusar do estilo informal, mas não da informalidade. A diferença em adotar os dois padrões vai além do que você veste, e está em como será visto e tratado.

A roupa que você usa e a adoção de cada estilo no momento adequado poderá fazer com que você tenha mais sucesso profissional. Afinal, comportamento e etiqueta são exigidos pelas empresas.

O não que usar!

Diante deste conselho, vale listar quais as peças totalmente proibidas no ambiente de trabalho. Para as mulheres, o principal é evitar o decote, que pode chamar muita atenção. Além disso, nada de blusas frente-única ou tomara-que-caia, minissaias, jeans rasgado, calças cintura baixa e barriga de fora.

Em vez dessas peças, apostem nas camisas, terninhos e blazer, conjuntos do tipo twin set ou malha, conjuntos de calça/saia e blusa, saias de comprimento médio ou longo, vestidos na altura dos joelhos e sapatos de salto médio.

Já os homens devem evitar baby-looks, moletons, shorts ou bermudas, bonés e chinelos. Usem calças de cores neutras, jeans com lavagem e corte tradicionais, camisas pólo de boa qualidade, camisas de manga longa com listras discretas, malhas com gola careca, suéteres com gola V, mocassins e sapatênis. Assim, você será levado mais a sério.