Trabalho: a importância de consultar alguém antes de tomar decisões

Decisões envolvem outras áreas e dificilmente implicarão somente no seu trabalho. Por isso, consulte alguém antes do "ponto final"

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – As decisões tomadas no ambiente de trabalho envolvem outras áreas e dificilmente implicarão somente no trabalho de uma pessoa. Por esse motivo é que os profissionais devem consultar os colegas no momento de colocar um “ponto final” em determinada questão, principalmente aqueles que possuem menos tempo de empresa.

De acordo com a consultora de RH (Recursos Humanos) da Catho Online, Gláucia Santos, deve existir um diálogo para analisar os possíveis impactos da medida. “Os riscos de tomar uma decisão sem consultar ninguém são muito grandes. Você pode acabar por prejudicar o próprio trabalho e de outras pessoas”, afirmou.

Liberdade

O único momento em que o profissional deve tomar decisão sem consultar um colega é quando o problema é relacionado a regras de conduta já determinadas pela empresa. Mesmo assim, o funcionário deve ter clareza do que pode fazer e muita confiança.

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Um exemplo é quando a pessoa precisa mandar uma resposta para um cliente. O que deve ser colocado? Qual a linguagem que deve ser utilizada? É melhor ligar ou responder por e-mail mesmo, para agilizar o processo? As empresas já pré-determinam qual postura deve ser adotada, se tiver muita pressa e nenhuma dúvida, aposte nela!

De acordo com Gláucia, antes da tomada de decisão, o primeiro passo é consultar os envolvidos diretos, principalmente se forem de outra área da empresa, para analisar se haverá viabilidade. Vale a pena falar com eles antes mesmo de conversar com o líder. “Dessa forma a idéia chega até o chefe mais elaborada”.

Conselhos

É sempre importante que peça conselho, afinal, quanto mais informação, melhor! Se houver possibilidade, peça para quem está esperando por uma resposta que aguarde mais um tempo e ouça outra pessoa.

É válido, no entanto, que justifique para essa pessoa se não usou o conselho. “Por uma questão de melhorar os relacionamentos no trabalho e para que ela sinta que realmente contribuiu”.

Advogado do diabo

Antes de tomar qualquer decisão, você deve consultá-lo, já que é aquela pessoa na qual você tem confiança, que tem mente aberta, conhecimento sobre o assunto e que é criativa. Deve ter percepção, ser objetivo e saber solucionar problemas.

As vantagens de consultar um advogado do diabo é que você terá aspectos que antes não tinham sido notados, já que você estava preso a uma determinada realidade.