Trabalhar em cafeterias pode diminuir a produtividade dos profissionais

O barulho, falta de privacidade e segurança são alguns dos motivos para evitar fechar negócios nos locais

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Cafeterias são alguns dos lugares prediletos por executivos quando pensam em marcar uma reunião, fechar um negócio ou apenas trabalhar. O cenário é mesmo tentador: rede wi-fi gratuita, um ambiente descontraído e um cappuccino sempre ao alcance.

Porém, mesmo com uma grande variedade de coffee shops para todos os gostos, uma pesquisa realizada com 26 mil empresários de 90 países, inclusive o Brasil, diz que o local não é um ambiente ideal para realizar, fechar ou conversar sobre negócios.

Para os empresários brasileiros, a falta de privacidade dos documentos e da segurança dos pertences pessoais e o barulho dos outros clientes são alguns dos maiores motivos para evitar o trabalho em cafeterias, segundo a empresa que realizou o levantamento, Regus.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Trabalhar em cafeterias parece ótimo quando essa tendência é divulgada pela mídia, mas não é produtivo nem seguro. Uma pesquisa anterior da Regus já havia mostrado que 64% dos empresários buscam centros de negócios para um ambiente mais profissional e produtivo”, afirma o vice-presidente da Regus para a América Latina, Michael Turner.

Além de atrapalhar reuniões e ligações de negócios, o barulho normal de uma cafeteria, por exemplo, pode desconcentrar os profissionais, tornando-os menos produtivos. No Brasil, as pessoas da geração Baby Boom (50%) estão mais propensas a ter dificuldades para se concentrar em uma coffee shop do que as da chamada Geração Y (41%).

Outros motivos apontados pelos entrevistados para evitar o trabalho rotineiro nas cafeterias foram: falta de equipamentos como impressoras e scanners e conexão de internet lenta ou intermitente.

Continua depois da publicidade

Quando elas são uma boa pedida
Há ocasiões em que as cafeterias são bem úteis para os profissionais. Cerca de 70% dos entrevistados disseram que os horários flexíveis dos coffee shops e sua infraestrutura podem ser propícios para um curto momento do dia de trabalho, como enviar alguns e-mails ou até reuniões rápidas.

Mas com uma ressalva: “os entrevistados deixaram bem claro que as cafeterias não podem ser a norma – pois não são produtivas, seguras nem profissionais”, constatou o estudo.