Trabalhando muito para ganhar mais? Hábito é mundial!

Segundo pesquisa, uma em cada cinco pessoas ativas trabalha mais de 48 horas semanais em busca de rendimentos maiores

SÃO PAULO – Você costuma fazer horas extras, trabalhar em feriados e ainda nos finais de semana para ganhar mais e pagar suas contas? Pois saiba que muitas pessoas em todo o mundo usam da mesma prática para conseguir maiores rendimentos.

De acordo com o estudo Working Time Around The World: Trends in working hours, laws and policies in a global comparative perspective, divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) na última semana, cerca de 600 milhões de pessoas ativas em todo o mundo, o que representa uma em cada cinco, trabalham mais de 48 horas semanais.

O objetivo destas jornadas mais longas é, com freqüência, buscar rendimentos que lhes permitam chegar até o final do mês com o bolso cheio.

Vantagens de jornadas mais curtas

PUBLICIDADE

De acordo com o relatório, as jornadas de curta duração têm efeitos positivos, como benefícios para a saúde e a vida familiar, redução de acidentes no local de trabalho e maior produtividade para ambos os sexos.

O relatório ainda levantou as horas trabalhadas por homens e mulheres e detectou que eles tendem a ter uma jornada mais longa. Elas, no entanto, realizam mais jornadas de menos de 35 horas, seguramente porque são as principais responsáveis por realizar um trabalho “não remunerado” nos lares e por se ocuparem dos membros da família.

Entre os casais com filhos, as horas de trabalho pagas aos homens tendem a aumentar, enquanto que as horas pagas das mulheres diminuem.

Desafio

Diante destes dados, fica o desafio para o trabalhador de todo o mundo: como lidar com a saúde, a família e o bolso? Grande parte dos profissionais escolhe trabalhar mais para aumentar o salário, mas deixa de lado a vida pessoal.

Para resolver esta situação, é preciso tomar umas atitudes, que também envolvem a família. Proponha uma revisão de seus hábitos de consumo, orçamento e melhore a qualidade do tempo que passa com filhos, pais, companheiro (a) e amigos. Reveja seu estilo de vida e boa sorte!