Trabalhando muito? A meditação pode ajudar a manter rendimento

Prática oferece desenvolvimento emocional, condições para que a criatividade flua e diminue o estresse

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Para quem se sente sobrecarregado e, por isso, acha que o rendimento está sendo afetado, o melhor é ter um momento para descansar a mente, mesmo que isso implique em atrasar um pouco os processos.

Uma das alternativas para relaxar e, mesmo sobrecarregado, conseguir manter o ritmo, é praticar a meditação. Você sabe quais as vantagens de parar um pouco para meditar? Veja abaixo algumas delas.

Desenvolve o emocional

Além do conhecimento prático, que está diretamente ligado ao lado esquerdo do cérebro, no qual estão todas as questões objetivas e analíticas, é preciso desenvolver o lado direito, que está condicionado ao emocional, ou seja, ao intuitivo e subjetivo.

PUBLICIDADE

No ambiente de trabalho, é importante desenvolver o lado emocional, somente com isso os profissionais conseguirão lidar com as heterogeneidades e com as pressões do dia-a-dia. Mas e a meditação?

Esta prática faz com que as pessoas reflitam mais e descansem, o que as fará pensar mais com o lado direito do cérebro. Além disso, ela aguça os sentidos das pessoas, o que é fundamental para o desenvolvimento das emoções.

Desperta a criatividade

Você sabia que a rotina e as atividades repetitivas podem reprimir a criatividade? Para que ela se desenvolva, além do equilíbrio emocional, o profissional deve sentir-se leve e revigorado, fatores que a meditação pode resolver.

O despertar da criatividade deve vir com a prática e muito pensamento. Com o dia agitado, fica difícil organizar as idéias. Com o barulho do escritório ou das máquinas, a situação piora. Então, num ambiente silencioso e de relaxamento, as idéias podem aparecer.

Isso não significa que você deve ficar pensando no trabalho enquanto medita. Pelo contrário, você precisa apenas relaxar e deixar as idéias fluírem. Você já não acordou com a resposta para um problema? Isso acontece com muitas pessoas, pois quando dormem, relaxam. Deixe que isso também aconteça com você.

Outras vantagens

A meditação ainda traz algumas vantagens físicas, já que diminui o estresse, causador de grandes problemas de saúde. Parar significa dar um tempo para que seu corpo se recomponha. Qual foi a última vez que você fez isso?

Se a resposta foi há muito tempo, por que você não se inscreve em aulas de meditação? Elas podem ajudar a manter seu rendimento, já que, relaxado, você produz mais.