AO VIVO Primo Rico propõe desafio de 21 dias com lições sobre dinheiro e investimentos; assista à live desta sexta

Primo Rico propõe desafio de 21 dias com lições sobre dinheiro e investimentos; assista à live desta sexta

Trabalhadores têm até a próxima sexta para sacar dinheiro do PIS/Pasep

No total, 580 mil pessoas ainda precisam sacar o dinheiro do PIS e 127 mil servidores públicos, o montante do Pasep

SÃO PAULO – Cerca de 700 mil trabalhadores brasileiros têm até a próxima sexta-feira (29) para receber o abono salarial referente ao ano-base 2005. Destes, 580 mil deverão sacar o PIS (Programa de Integração Social) e 127 mil, o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, até o último dia 21, mais de 11 milhões de trabalhadores já haviam recebido os benefícios, sendo 9,376 milhões nas agências da Caixa Econômica Federal (PIS) e 1,663 milhão nas do Banco do Brasil (Pasep).

Recorde de beneficiados

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a quantidade de beneficiados neste calendário atingirá o maior número desde 1989, quando o Ministério passou a gerenciar o pagamento do abono.

PUBLICIDADE

“O maior pagamento registrado na história do abono aconteceu no exercício referente ao ano-base 2002, atingindo 94,56% dos identificados. Este ano, 93,97% dos beneficiados já receberam o abono”, esclarece Lupi.

Sobre o abono

Para efetuar o saque dos benefícios, os trabalhadores/servidores têm de apresentar o número do PIS ou do Pasep e a carteira de identidade em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (trabalhadores celetistas) e do Banco do Brasil (servidores).

Vale lembrar que o abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base, cadastrados no PIS/Pasep desde 2001 e que tenham trabalhado pelo menos 30 dias em 2005.