Trabalha em casa? Veja como montar um ambiente adequado

Primeiro passo é escolher um cômodo ou espaço para realizar atividades; saiba escolher os móveis certos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Com o advento da internet, muitos trabalhos podem ser realizados de casa. As empresas brasileiras já adotaram esta prática, que pode ser benéfica para os funcionários, que não perdem tempo com trânsito, por exemplo, e para as empresas, com diminuição de custos.

Outra forma de trabalhar em casa é quando a atividade a ser realizada demanda mais tempo do que o disponível para ficar no escritório. No entanto, nem sempre levar trabalho para a casa pode ser benéfico, já que o ambiente não é propício para o desenvolvimento da atividade. Para que isso não aconteça com você, veja como montar o espaço adequado.

Regra número um: isole-se

Quando você leva trabalho para a casa acaba por misturar vida pessoal e profissional. Seu filho te chama, o marido ou esposa quer discutir relação, sua mãe te liga. Várias interrupções que atrapalham, e muito, seu rendimento.

PUBLICIDADE

Por isso, é preciso deixar bem claro que você está ali para trabalhar e que não quer ser incomodado, a não ser em caso de emergência. O principal a ser feito, neste caso, é escolher um cômodo isolado para trabalhar. Caso não seja possível, escolha um canto da sala ou do quarto, mas que deve sempre estar organizado, para que você não perca nada.

Escolha os móveis certos

Para a mesa, reserve um espaço grande (70 a 78 centímetros) de acordo com sua estatura e escolha materiais como madeira e fórmica, não os frios (vidro e mármore), que poderão causar desconforto.

Não economize na escolha da cadeira, para que você não tenha futuras dores nas costas, no pescoço e problemas de circulação nas pernas. Ela deve ser confortável, giratória e, se possível, reclinável.

Já o computador deve estar sempre na altura dos olhos, para que você não precise ficar com a cabeça erguida ou abaixada, o que causará dores no pescoço e costas. A posição do mouse deve permitir que você apóie o braço.

Ambiente adequado

Não deixe o ambiente muito gelado nem quente. Se a ventilação natural não permitir o ambiente adequado, opte por ventiladores ou aquecedores, de acordo com suas necessidades. Além disso, o ambiente deve ser iluminado. Abra as janelas durante o dia e ligue luzes à noite. Nada de trabalhar no escuro, o que poderá causar danos à sua visão.

Outro ponto importante é a organização. Nada de deixar coisas espalhadas e, se preferir, divida os ambientes pintando a parede do seu escritório improvisado. Caso esteja difícil manter a organização, compre uma gaveta ou armário.