Total de horas pagas na indústria cai 0,6% em outubro, segundo o IBGE

Queda no mês quebrou trajetória de duas altas seguidas. Na comparação com outubro de 2004, o recuo foi de 0,3%

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A indústria nacional pagou 0,6% menos horas de trabalho em outubro na comparação com setembro. Este recuo quebrou a seqüência de dois meses de alta e retomou a tendência verificada em junho e julho.

No confronto com outubro de 2004, nota-se redução de 0,3%, enquanto no acumulado de janeiro a outubro a alta foi de 1,1% e na somatória dos últimos 12 meses chegou a 1,6%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quinta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A série desconta as influências sazonais.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que o mesmo estudo aponta estabilidade no nível de emprego do setor (-0,1%) e queda de 1,6% no valor da folha de pagamento real das indústrias na comparação a setembro.

Desempenho regional e por setores

Considerando o comportamento do setor em relação a outubro do ano passado, 10 das 14 regiões analisadas pelo IBGE tiveram desempenho negativo e contribuíram para a queda do indicador em um ano. Setorialmente, 11 das 18 atividades pagaram menos horas mo último ano.

Rio Grande do Sul (-8,8%), Região Nordeste e Paraná (ambas com -2,6%%) surgem como os maiores impactos negativos, sobretudo pelo desempenho da indústria de calçados e artigos de couro (-13,5%), madeira (-14,9%) e vestuário (-3,3%).

Por sua vez, São Paulo (2,2%) e Minas Gerais (3,6%) responderam pela pressão ascendente sobre o índice geral, destaque para alimentos e bebidas e meios de transportes, com resultados de 16,6% e 9% em São Paulo e 7,5% e 14,7% na indústria mineira, respectivamente.