Toque pode influenciar decisões, revela pesquisa

Toques mais pesados, por exemplo, fazem candidatos a uma vaga de emprego parecerem mais importantes, enquanto os brutos podem dificultar relação

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O modo como as pessoas tocam as coisas pode influenciar suas decisões, inclusive sobre a contratação de um profissional ou sua eliminação no processo seletivo, revelou pesquisa realizada pela Sloan School of Management, do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

O professor assistente de Marketing do instituto, Joshua Ackerman, testou três dimensões dos toques, sendo elas o peso, a textura e a intensidade, e descobriu que elas podem inconscientemente influenciar o julgamento das pessoas.

Toques mais pesados, por exemplo, fazem candidatos a uma vaga de emprego parecerem mais importantes, enquanto os mais brutos podem dificultar a interação social e os mais severos aumentam a solidez de uma negociação.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Aplicabilidade
Os resultados têm relevância para marqueteiros, negociadores, empregadores, pessoas que procuram emprego ou simplesmente para aquelas que querem tomar decisões mais bem informadas.

“O que a gente toca inconscientemente influencia o que a gente pensa”, disse o professor assistente. Por isso, de acordo com ele, em situações em que as decisões realmente importam, é preciso prestar atenção ao ambiente e como interagimos com ele por meio de um toque.

Mas por que o toque direciona impressões sobre coisas intangíveis, como se um candidato é bom para a vaga de emprego ou não, por exemplo? Segundo Ackerman, as experiências sensoriais ao longo da vida formam um conceito que é aplicado a novas experiências.

Continua depois da publicidade

“Eu acho impressionante que uma ação sutil como tocar uma lixa ou sentar em uma cadeira pesada possa ter influência em decisões importantes, como qual candidato vamos contratar”, afirmou.