AO VIVO Análise Técnica na prática: como um trader ganha dinheiro na Bolsa?

Análise Técnica na prática: como um trader ganha dinheiro na Bolsa?

Timidez: é possível controlá-la na hora da entrevista de emprego

Psicoterapeuta indica práticas para que profissional possa administrar a timidez e a ansiedade na seleção

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Ser tímido não é um problema. Muito pelo contrário. Quem tem a característica tímida, quando aprende a administrar o sentimento, sabe o momento certo de se expor, e isso é bastante positivo, principalmente durante uma entrevista de emprego.

O problema é que nem sempre o tímido consegue administrar esta característica pessoal. “Numa entrevista, o candidato precisa falar, se expressar, olhar. A situação exige que a pessoa tenha facilidade em colocar o que ela fez. O tímido vai ter dificuldade em lidar com essa situação, porque existe tensão, ansiedade. Qualquer pessoa sentiria tudo isso, mas o tímido sente mais”, afirmou a psicoterapeuta Clarice Barbosa.

Apesar de ter mais dificuldades, existe uma maneira de o tímido se dar bem durante uma entrevista de emprego. Para isso, é preciso que ele se prepare bem para a situação, controlando, principalmente, a ansiedade.

Preparação

Aprenda a investir na bolsa

A psicoterapeuta afirmou que existem formas de se preparar para a entrevista, as quais permitem ao profissional controlar tanto a timidez quanto a ansiedade. Confira as técnicas abaixo:

  • Reveja o currículo: “o profissional deve observar o que ele aprendeu. Em que ponto se sente inseguro ou confiante. Em que ponto ele desenvolveu um trabalho legal. Tudo isso é para, quando perguntarem, ele saber o que responder, porque o tímido tem dificuldade com imprevistos”.
  • Focar nas competências: “ele tem que ir para a entrevista sempre focando suas capacidades. O tímido deve conversar com ele mesmo, pode até escrever no papel seus pontos positivos para ganhar mais confiança, porque a entrevista é uma situação que gera insegurança”.
  • Trabalhe a expectativa: “ele vai estar ansioso para ir bem, mas deve ir com calma para enfrentar a situação. É importante trabalhar a expectativa”.
  • Respire se estiver ansioso: “a respiração é uma prática que ajuda muito. O excesso de ansiedade é excesso de pensamento em relação ao futuro. A pessoa quer prever o que vai acontecer. Ele precisa focar no presente. De que maneira? Se acalmando. À medida que respira se concentra e pensa menos na situação”.
  • Reconheça as sensações físicas: ir ao banheiro, comer compulsivamente, beber água, falar rápido. A ansiedade – muitas vezes resultado da timidez – causa sensações físicas. “Esta sensação é importante, ela não é negativa. É uma forma de liberar a tensão através do corpo. A pessoa tem que aceitar e tentar dominar, respirando e se acalmando”.
  • Distração: “depois de se preparar, ouça uma música, assista a uma comédia, para não criar expectativas”.