TI: 46% dos executivos pretendem manter o seu quadro de funcionários

Em contrapartida, 28% dos entrevistados esperam oferecer mais vagas em 2009, contra 68% registrados no ano passado

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A crise financeira mundial já mostra sinais na área de tecnologia da informação. A pesquisa anual da Eurocom Worldwide constatou que 46% dos executivos não esperam mudar o seu quadro de funcionários para este ano.

Em contrapartida, 28% dos entrevistados esperam oferecer mais vagas em 2009. No levantamento anterior, realizado no ano passado, esse percentual era de 68%.

Já 25% dos executivos estão mais pessimistas e planejam reduzir o número de colaboradores ainda este ano, contra 6% registrados no ano anterior.

Aprenda a investir na bolsa

O estudo, que contou com a participação do Brasil, foi realizado entre os meses de janeiro e fevereiro, com 335 executivos.

Mão-de-obra

Em relação à mão-de-obra especializada no segmento, 45% dos executivos entrevistados afirmaram que está mais fácil recrutar os profissionais com esse perfil, quando comparado ao ano anterior.

Por outro lado, 44% afirmaram que encontraram a mesma situação do que a de 2008. Já 11% disseram que foi mais difícil encontrar especialistas na área neste ano, em relação à pesquisa passada.

Segundo 57% dos entrevistados, o profissional qualificado mais difícil de se encontrar é o engenheiro de software. Logo em seguida, a grande dificuldade é achar executivos de vendas internacionais (39,5%) e colaboradores de venda locais (33%).