São Paulo

Ter de trabalhar de final de semana dificulta contratação nos supermercados

Outra dificuldade dos empresários é a falta de qualificação dos profissionais

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) revelou que a principal dificuldade que os supermercados de São Paulo tem em contratar é que os candidatos não querem trabalhar nos finais de semana e nos feriados. A resposta foi apontada por 73,1% dos entrevistados.

Em segundo lugar aparece a falta de qualificação dos profissionais que dificulta a contratação, com 64,1%. Eles citaram ainda a falta de experiência, com 33,8%, falta de formação educacional (24,8%) e salários elevados (9%).

Para tentar reduzir as dificuldades comuns, 59% dos supermercados realizam recrutamento interno e 51,1% investem em treinamento para o funcionário. Outros 46,8% declararam que diminuíram as exigências de qualificação, enquanto 32,4% efeturam promoção de cargos e salários.

PUBLICIDADE

Já 31,7% pagam salários maiores do que o salário de mercado e 17,3% oferecem plano de carreira aos funcionários. Apenas 5% oferecem pagamento de PLR (Participação de Lucros e Resultados) aos colaboradores.