Tempo de empresa representa maior experiência profissional?

Alguns profissionais acham vantajoso trabalhar por muito tempo em uma mesma empresa. Isso realmente é favorável?

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Trabalhar em uma mesma empresa durante alguns anos nem sempre representa ponto positivo em sua experiência profissional. Ao mesmo tempo em que a tão sonhada estabilidade e o crescimento dentro de uma corporação podem oferecer a você elementos para adquirir maior vivência, geram, se não houver cuidado, uma grande acomodação de sua parte.

Constante crescimento

O caminho para evitar que isso aconteça é a vigilância. Seja bastante crítico quanto ao seu desempenho, e questione em seu dia-a-dia se desenvolve suas tarefas da melhor maneira.

Lembre-se de que o fato de atingir um cargo de chefia não significa que você deva se acomodar. O aprendizado e o acúmulo de experiência devem ser uma constante em sua vida profissional.

PUBLICIDADE

Procure manter-se informado em sua área de atuação e opte por estar sempre atualizado. Participe de eventos do seu setor, cursos e palestras. Jamais acredite que sabe o suficiente.

Convivência com o novo

Coloque em prática toda a sua capacidade de adaptação e procure ouvir aqueles que considera menos experientes que você. Dê espaço a novas idéias e esteja aberto a opiniões alheias.

Pense que, uma vez disposto ao aprendizado e à renovação, tudo ao redor se tornará acessível a isso. Preze a convivência com os mais novos, tanto em tempo de empresa como em idade. Caso mostre real interesse, poderá se surpreender com a conseqüente troca de informações.

Use o tempo a seu favor

Pense ainda que, ao assumir posições de liderança em uma determinada empresa, seu salário se distancia muitas vezes do oferecido pelo mercado. Portanto, além da experiência que você julga ter adquirido, haverá também o avanço da idade e da sua remuneração, dois pontos prejudiciais na procura por um novo emprego.

Por estas e outras razões, administre seu currículo como se gerenciasse uma empresa. Mantenha-o sempre competitivo e aberto a novas ofertas. Evite acreditar que o período atual é de absoluta tranqüilidade.