Emprego

Taxa de desemprego fica estável em junho

Segundo o IBGE, nível de desocupação permaneceu estável frente a maio de 2012 nas principais regiões Metropolitanas do País

SÃO PAULO – Em junho, a taxa de desemprego nas cinco principais regiões metropolitanas do País perneceu praticamente estável frente ao mês anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada nesta quinta-feira (26), os dados incluíram apenas as análises de Recife, Salvador, São Paulo e Porto Alegre, e excluíram o Rio de Janeiro. “A coleta dos dados desta região foi preservada, mas não foi possível proceder às etapas de apuração, crítica e análise para a divulgação completa na data prevista no calendário de divulgação, devido à paralisação dos servidores do IBGE”, informou o Instituto.

Em data ainda não definida, os dados completos do mês de junho, incluindo a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, serão divulgados.

PUBLICIDADE

Regiões
No sexto mês do ano, frente ao mesmo período de 2011, verificou-se queda em duas das cinco regiões analisadas e estabailidade em outras três , como mostra a tabela abaixo:

Local

Junho de 2011

Junho de 2012
Recife6,1%6,3%
Salvador10,2%7,9%
Belo Horizonte4,6%4,5%
São Paulo6,6%6,5%
Porto Alegre4,8%4%

Ocupados
Em junho, a população ocupada permaneceu estável em Salvador, Recife e São Paulo. Houve redução em Belo Horizonte e Porto Alegre, 1,8% e 1,9%, respectivamente.

Quando comparadas às estimativas de junho de 2011, essa população cresceu 3,9% em Recife e 2,2% em São Paulo. Não houve variação estatisticamente significativa nessa estimativa nas demais regiões.