Superintendente do Dieese prevê ano positivo em termos de emprego e renda

Mercado de trabalho deve continuar em alta, por conta do crescimento da economia e de sua previsibilidade

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com o superintendente regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) de São Paulo, José Silvestre Prado de Oliveira, o cenário será positivo este ano em termos de emprego e renda para a população.

Em 2006, apesar de a taxa média de desemprego ter caído apenas 0,1 ponto percentual em relação a 2005, de 10,2% para 10,1%, a população economicamente ativa cresceu 2,9% no mesmo período, o que significa que aumentou o número de pessoas que procuram trabalho.

Tendência deve continuar

Segundo Oliveira, o mercado de trabalho englobando emprego e renda deve continuar com essa tendência de melhora, porque as expectativas são de crescimento e previsibilidade da economia maiores, o influencia positivamente esses indicadores.

Aprenda a investir na bolsa

“A taxa de desemprego deve continuar caindo e os rendimentos devem continuar nessa trajetória de melhora, ainda que seja uma melhora pequena”, disse o especialista à Agência Brasil.

Mercado não está estagnado

Ainda de acordo com o superintendente do Dieese, as pesquisas da entidade apontam para uma queda paulatina da taxa de desemprego ao longo dos últimos três ou quatro anos, o que mostra que não houve estagnação do mercado de trabalho.

“Houve expansão da ocupação e uma relativa queda da taxa de desemprego, em praticamente todas as regiões do País. Além disso, podemos destacar o crescimento relativo do índice de formalização do mercado de trabalho” afirmou Oliveira.