Sucessor: pontos a observar antes de escolhê-lo!

Critério de desempate, segundo consultora, é análise da disponibilidade do funcionário para a empresa e da fluência verbal

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Depois de um ótimo desempenho na empresa em que trabalha, você recebeu a oferta de subir de cargo. Para isso, no entanto, terá que escolher uma pessoa da equipe para assumir a posição de destaque que ocupa. O primeiro passo, neste caso, é deixar as emoções de lado e partir para uma decisão racional.

De acordo com a consultora de planejamento de carreira da Manager, Rachel Vieira, um ponto de desempate entre os candidatos é ver a disponibilidade do profissional para a empresa. “Analise a maneira como ele cumpre as obrigações e se está disposto a cooperar”, afirmou.

Rachel disse que o escolhido deve ser a pessoa que tem o perfil mais adequado para a vaga no momento, com relação a entrosamento com os demais colegas, conhecimento técnico e responsabilidades.

O que deve ser observado?

Aprenda a investir na bolsa

Para facilitar na busca pelo sucessor, a consultora montou uma lista de pontos que devem ser analisados antes da escolha:

  • Fluência verbal, já que terá que se comunicar com diferentes níveis hierárquicos;
  • Nível de atualização profissional;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Conhecimento da realidade da área de atuação;
  • Dinamismo, pró-atividade e capacidade de trabalhar em equipe;
  • Se está apto a assumir as responsabilidade que o cargo requer.

O que esperam dele?

Além de dizer todas as novas responsabilidades que o sucessor terá, o papel de quem está passando a “cadeira” é mostrar o que espera-se do candidato. “Mostre a situação da empresa e o que será cobrado dele”, afirmou Rachel.

Desta maneira, a pessoa não desistirá no primeiro momento porque pensou que teria algumas atividades e, de repente, teve de realizar outras.

Depois de toda essa análise, lembre-se sempre que o sucessor deve ter real vocação para trabalhar na posição determinada para ele.