Sucesso para 2008: conheça as características de quem chegou lá!

Livro mostra como vencedores souberam usar pontos fortes para alcançar o tão sonhado sucesso profissional

SÃO PAULO – No final de mais um ano, você costuma refletir sobre o que aconteceu na sua carreira: mudou de emprego, subiu de cargo ou foi demitido? As ações podem levá-lo para perto ou para longe do tão sonhado sucesso. Mas o que os profissionais precisam saber, para iniciarem bem o próximo ano, é que alcançá-lo depende apenas deles mesmos.

De acordo com Herb Greenberg e Patrick Sweeney, autores do livro “O sucesso tem fórmula?” e fundadores da Caliper, empresa de desenvolvimento organizacional, o primeiro passo para alcançar o sucesso é “saber onde você está e para onde quer ir”. A estratégia de deixar a “vida levar” não é a mais correta, pois, sem planejamento, não se chega a lugar nenhum. Com um objetivo em mente é que se decide de maneira certa.

Os autores defendem ainda que realmente não existe nenhuma fórmula mágica que possa ser usada por todos e que aponte o sucesso profissional. “Os verdadeiros vencedores neste mundo são os indivíduos que conhecem seus pontos fortes e conseguem criar situações em que possam utilizar melhor suas habilidades”, diz o livro.

Características de vencedores

PUBLICIDADE

Por não haver nenhuma fórmula, as pessoas devem buscar o sucesso em 2008 do próprio jeito, como fazem realmente os vencedores. Para ajudar os profissionais a identificarem suas características fortes, os autores dos livros listaram os perfis daqueles que alcançaram o “topo”.

Dentre elas, estão otimismo, paixão pelo que faz, integridade, resiliência, empatia, competitividade, segurança, paciência e integridade. Veja as demais abaixo:

  • Perseverança: não desistir no primeiro “não” ou se disserem que não possui capacidade;
  • Foco no objetivo: a carreira deve ser um projeto importantíssimo na vida;
  • Autoconhecimento: saber pontos fortes e fracos para poder se controlar em determinadas situações;
  • Enfrentam riscos: vencedores têm disposição para assumi-los;
  • Agem sob pressão: apresentam bom desempenho em qualquer ambiente;
  • Persuasão: grande poder de fazer com que as pessoas acreditem em suas idéias e em seu potencial;
  • Estar aberto: saber quando é o momento de partir para outra oportunidade;
  • Diversão: gostar do trabalho;
  • Confiança: saber que podem chegar aonde querem;
  • Criatividade: poder de inovação.

Diante de todas essas características, você deve identificar as que possui. Use-as a seu favor, para alcançar o sucesso. “Se não der certo, e daí? Se você se empenhar ao máximo, com certeza, chegará lá. Acredite em você mesmo e vá a luta”.