economia arrasada

“Steve Jobs levou nossos empregos”, afirma premiê finlandês

Segundo Alexander Stubb, o iPhone "nocauteou" a finlandesa Nokia e o iPad, a indústria madeireira do país

SÃO PAULO – O primeiro-ministro da Finlândia, Alexander Stubb, afirmou nesta sexta-feira (04) que o fundador da Apple, Steve Jobs, trouxe muitos danos ao setor tecnológico e industrial ao país nórdico, com inovações que interromperam o crescimento da economia finlandesa.

“Nossa economia regia em dois pilares: um era a tecnologia, com a Nokia, e outra era a indústria de papel”, declarou Stubb ao jornal sueco Dagens Industri. Segundo ele, o iPhone “nocauteou” a Nokia e, o iPad, a indústria madeireira, já que diminuiu a produção de papel pelo uso dos tablets. A ex-líder do mercado de telefonia móvel foi vendida em abril deste ano para a Microsoft.

“Sim, Steve Jobs levou nossos empregos. Mas as coisas estão mudando. Pouco a pouco, mas certamente, nossa indústria madereira está se renovando para focar nas energias renováveis e nossa indústria tecnológica está se especializando aos jogos eletrônicos”, explicou Stubb.

PUBLICIDADE

Stubb foi designado ao cargo no final de junho, com a missão de endireitar uma economia enfraquecida com anos de recessão e espera para este ano a retomada de crescimento.